Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65748

Compartilhe esta página

Título: Entre a criatividade e a repetição: uma análise sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial na produção de marketing de conteúdo.
Autor(es): SOUZA, Vitoria Regia Oliveira Verissimo
Palavras-chave: Marketing de Conteúdo; Criatividade; Repetição; Inteligência artificial; ChatGPT; DeepSeek
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: SOUZA, Vitória Régia Oliveira. Entre a criatividade e a repetição: uma análise sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial na produção de marketing de conteúdo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A pesquisa tem como objetivo geral realizar uma pesquisa acerca do uso da inteligência artificial no marketing de conteúdo e como se dá a aplicação dessas ferramentas. A justificativa do trabalho se faz primeiramente por analisar como as ferramentas de inteligência artificial podem atuar, além de entender a teoria a respeito da inteligência artificial e o marketing. Quatro capítulos de referencial teórico foram feitos para sustentar a análise. O marketing de conteúdo aborda um pouco da história do marketing e como o marketing de conteúdo surgiu e tomou a forma como nós conhecemos hoje. O capítulo de mídias sociais discute sobre a evolução das redes sociais digitais e como as mídias se tornaram um meio de divulgação do marketing de conteúdo. O capítulo de inteligência artificial informa sobre o que é a IA e aborda um pouco sobre como funciona. E por fim, o capítulo sobre marketing de conteúdo e inteligência artificial debate sobre o uso da IA no marketing e também fala um pouco sobre os modelos de IA ChatGPT e DeepSeek. Para que o objetivo do trabalho pudesse ser alcançado, a metodologia utilizada foi feita em duas partes, uma pesquisa bibliográfica e uma análise de conteúdo qualitativa. Para a análise, foram analisadas e apresentadas algumas perguntas para entender se o ChatGPT e o DeepSeek corresponderam com o que foi esperado. Por fim, obtiveram-se a conclusão que apesar do ChatGPT ser um modelo de inteligência artificial generativa, a sua capacidade de criação depende de uma grande quantidade de dados, podendo estar sujeito a erros, enquanto o DeepSeek apresenta uma variedade de sugestão de conteúdo e de criação de respostas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65748
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitória Régia Oliveira Verissimo Souza.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons