Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65723

Compartilhe esta página

Título: Modelo multicritério para avaliação heurística e classificação de softwares web em níveis de maturidade em acessibilidade
Autor(es): ALMEIDA, Hugo Leonardo Nascimento
Palavras-chave: Modelo de maturidade; Avaliação heurística; Acessibilidade
Data do documento: 21-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Hugo Leonardo Nascimento. Modelo multicritério para avaliação heurística e classificação de softwares web em níveis de maturidade em acessibilidade. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Em um mundo cada vez mais moderno, as novas tecnologias surgem com o intuito de auxiliar as atividades cotidianas e facilitar a vida das pessoas. Estas mesmas tecnologias estão sujeitas a expor uma parcela da população a um fenômeno chamado exclusão digital. As técnicas de acessibilidade são algumas das formas de se combater a exclusão gerando a inclusão digital, e, para medir a adesão destas técnicas, existem várias formas de se avaliar a acessibilidade. Este trabalho apresenta um modelo de avaliação heurística de acessibilidade para softwares Web, baseado em níveis de maturidade e utilizando uma abordagem de classificação multicritério. Este tipo de abordagem na área proposta é novo na literatura e pouco difundido até o desenvolvimento deste trabalho. O propósito desta pesquisa foi estabelecer fundamentos para escolha das heurísticas e a adequação delas em um modelo de maturidade bem definido que pudesse auxiliar profissionais e empresas que buscam aprimorar a implementação de acessibilidade em seus produtos. O estudo contém uma revisão sistemática da literatura sobre avaliações heurísticas em acessibilidade; um estudo preliminar com profissionais da área de desenvolvimento de software que traçou um diagnóstico da percepção e valorização destes profissionais em relação a acessibilidade; detalhes da construção do modelo de maturidade, bem como sua validação através de um estudo de caso. Os princípios da WCAG foram confirmados como as heurísticas de acessibilidade recomendadas mais recorrentes na literatura científica e mais lembradas e respeitadas pelos profissionais de desenvolvimento de software. O modelo de maturidade criado apresenta quatro níveis de maturidade e 13 critérios que são baseados nas diretrizes da WCAG 2.2. A classificação dos cinco softwares resultante da aplicação do modelo de apoio à decisão multicritério apresentou resultados consistentes, considerando-se o número de bugs de acessibilidade associados aos projetos analisados, e demonstra a viabilidade do modelo no auxílio de profissionais e empresas que produzem software para Web.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65723
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado Profissional em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Hugo Leonardo Nascimento Almeida.pdf
  Item embargado até 2026-08-05
3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons