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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65721
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Título : | Economia circular nos espaços maker educacionais : repensando um design sustentável através da materialização digital |
Autor : | SEABRA FILHO, Sadi da Silva |
Palabras clave : | Economia circular; Espaços maker; Materialização digital; Sustentabilidade; Design circular |
Fecha de publicación : | 15-abr-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SEABRA FILHO, Sadi da Silva. Economia circular nos espaços maker educacionais : repensando um design sustentável através da materialização digital. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Esta tese investiga a aplicação dos princípios da Economia Circular nos Espaços Maker Educacionais, com ênfase na materialização digital e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável no design. A pesquisa parte do problema central: como os princípios da Economia Circular podem ser incorporados nos Espaços Maker Educacionais para fomentar projetos circulares, com ênfase na materialização digital? Para responder a essa questão, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a inserção desses princípios na estrutura e nas práticas desses espaços, considerando a inovação em design, a otimização de recursos e a transformação de práticas de produção e consumo. Os objetivos específicos incluíram: (i) identificar como a Economia Circular é aplicada em Espaços Maker; (ii) propor um curso de formação para professores da rede pública estadual de Pernambuco voltado para a implementação da Economia Circular nesses ambientes; (iii) avaliar o impacto desse curso no desenvolvimento de projetos sustentáveis; e (iv) elaborar diretrizes de design alinhadas à Economia Circular, adaptadas às especificidades dos Espaços Maker Educacionais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando o Mapeamento Sistemático da Literatura para reunir e analisar estudos sobre a relação entre Economia Circular, Materialização Digital e Espaços Maker. Além disso, foi desenvolvido e implementado um curso de formação para professores da rede pública estadual de Pernambuco, vinculado ao programa INOV.EDU, no qual foram aplicadas estratégias de ensino para capacitação em práticas circulares dentro desses espaços. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de observação de vídeos, registros em diário de bordo e avaliação de exercícios e questionários aplicados aos participantes do curso. Os resultados indicam que os Espaços Maker desempenham um papel significativo na transição para modelos produtivos sustentáveis, uma vez que permitem a experimentação com novas tecnologias e materiais, incentivam a cocriação e promovem a conscientização sobre a importância da reutilização e do design regenerativo. Contudo, desafios como a falta de infraestrutura adequada, a necessidade de capacitação continuada e a ausência de políticas públicas e regulamentações específicas ainda dificultam a adoção plena dos princípios da Economia Circular nesses ambientes. A pesquisa conclui que a implementação desses princípios nos Espaços Maker Educacionais pode ser potencializada por meio do fortalecimento de políticas educacionais, do incentivo a iniciativas interdisciplinares e da promoção de práticas sustentáveis que integrem fabricação digital, inovação e responsabilidade ambiental. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65721 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
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