Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65701
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Kalina Gislane Gouveia de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T11:51:16Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T11:51:16Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-29 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Kalina Gislane Gouveia de. A abordagem de limite de função de uma variável real em livros didáticos do ensino superior: uma análise à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65701 | - |
dc.description.abstract | No ensino superior, o estudo de limite de função de uma variável real é o ponto de partida para a organização dos demais conteúdos do Cálculo Diferencial e Integral I (Cálculo I), como continuidade, derivadas e integrais. Por esse motivo, dificuldades em compreender esse conteúdo inicial podem gerar mais desafios ao longo do desenvolvimento da disciplina. De acordo com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Duval (1993, 2009, 2011, 2012), a compreensão dos objetos matemáticos — como o de limite — é estabelecida quando se realiza a articulação entre diferentes registros de representação. Diante disso, revela-se a importância de investigar de que forma o livro didático, um dos recursos mais utilizados nos cursos de graduação, pode influenciar nesse processo. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar como os livros didáticos, adotados no componente curricular da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, exploram as transformações entre diferentes tipos de representações semióticas na abordagem de limite. A metodologia desta pesquisa bibliográfica é de abordagem qualitativa descritiva, com base na TRRS, por meio da análise de três livros didáticos: Guidorizzi (2001), Stewart (2013) e Leithold (1994). O foco da análise concentrou-se no uso dos registros de representações e das transformações de tratamento e conversão entre eles. Os resultados evidenciam que nos três livros há uma predominância do registro simbólico-algébrico. Além disso, em relação às transformações, há diferenças na ênfase dada por cada obra. O livro de Stewart foi o que mais incentivou a conversão entre os registros, seguido do livro de Leithold. O livro de Guidorizzi, por sua vez, priorizou os tratamentos dentro do registro simbólico-algébrico. A conversão mais recorrente nos três livros foi do registro simbólico-algébrico para o registro em língua natural. Desse modo, espera-se que os resultados obtidos contribuam para a reflexão sobre as práticas do ensino de limite e, por conseguinte, do Cálculo I, especialmente no que se refere à utilização e à mediação didática dos livros. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cálculo I | pt_BR |
dc.subject | Limite de função | pt_BR |
dc.subject | Representação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Transformações de registros | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | A abordagem de limite de função de uma variável real em livros didáticos do ensino superior: uma análise à luz da teoria dos registros de representação semiótica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7751791375719197 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4498037849511434 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In higher education, the study of the limit of a real-valued function of one variable is the starting point for organizing the other topics in Differential and Integral Calculus I (Calculus I), such as continuity, derivatives, and integrals. For this reason, difficulties in understanding this initial content can lead to further challenges throughout the development of the course. According to Duval’s Theory of Semiotic Representation Registers (1993, 2009, 2011, 2012), the understanding of mathematical objects — such as the concept of limit — is established when different representation registers are coordinated. In this context, it becomes important to investigate how the textbook, one of the most widely used resources in undergraduate courses, can influence this process. This study, therefore, aims to analyze how textbooks adopted in the Differential and Integral Calculus I course of the Mathematics Teaching Degree program at the Federal University of Pernambuco explore transformations between different types of semiotic representations in their treatment of limits. The methodology of this bibliographic research follows a descriptive qualitative approach based on the Theory of Semiotic Representation Registers, through the analysis of three textbooks: Guidorizzi (2001), Stewart (2013), and Leithold (1994). The focus of the analysis was on the use of representation registers and the transformations of treatment and conversion between them. The results show that all three books predominantly use the symbolic-algebraic register. Furthermore, with regard to the transformations, there are differences in the emphasis given by each textbook. Stewart’s book was the one that most encouraged conversion between registers, followed by Leithold’s book. Guidorizzi’s book, on the other hand, prioritized treatments within the symbolic-algebraic register. The most frequent conversion found in all three books was from the symbolic-algebraic register to the natural language register. Thus, it is expected that the results obtained will contribute to reflections on the teaching practices of limits and, consequently, of Calculus I, especially with regard to the use and didactic mediation of textbooks. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kalina Gislane Gouveia de Araújo.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons