Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65688
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAGÃO, Anna Barbara Barros Leite | - |
dc.contributor.author | SANTOS JÚNIOR, Gilson Horácio dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T14:42:10Z | - |
dc.date.available | 2025-09-02T14:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Gilson Horácio dos. A exiguidade de aplicações cotidianas e a teoria de Ausubel: como a matemática financeira auxilia na aprendizagem de equações?, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65688 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo examinar os impactos que os aplicativos do cotidiano têm na aprendizagem dos indivíduos, considerando como a contextualização dos conteúdos pode facilitar o desenvolvimento de conhecimentos significativos. A matemática financeira é uma das principais disciplinas que oferece esta proposta, uma vez que a produção de conhecimento rompe com abordagens exclusivamente mecânicas, permitindo, desta forma, um processo de ensino e aprendizagem baseado no construtivismo. Para tanto, utilizou-se a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, na qual ele enfatiza que o elemento mais importante para a formação do conhecimento é a bagagem intelectual que os alunos possuem em suas respectivas estruturas cognitivas. Um dos principais interesses da educação matemática contemporânea é a relação entre o concreto e o abstrato, uma vez que o cenário atual exige tais transformações no desenvolvimento e retenção de compreensões. Nessa perspectiva, a matemática financeira revela-se um recurso importante para a prática em sala de aula. Esta área inspira a curiosidade dos alunos e facilita a transição para conceitos mais complexos, como equações afins, exponenciais e logaritmos. Através desta abordagem na prática educativa, a aprendizagem torna-se mais envolvente, ao mesmo tempo que fornece uma base para os alunos compreenderem temas abstratos, potenciando uma evolução gradual e significativa das suas competências matemáticas, como a autonomia e o pensamento crítico. Espera-se que este estudo amplie a compreensão das metodologias na prática docente, utilizando o conhecimento prévio dos alunos como fonte de informação para introdução de conteúdos, possibilitando um ambiente mais significativo e participativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Aplicações cotidianas | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.title | A exiguidade de aplicações cotidianas e a teoria de Ausubel: como a matemática financeira auxilia na aprendizagem de equações? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8263612998660604 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3586108128983277 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aims to examine the impacts that everyday applications have on individuals' learning, considering how the contextualization of content can facilitate the development of meaningful knowledge. Financial mathematics is one of the main subjects that offers this proposal, since the production of knowledge breaks with exclusively mechanical approaches, allowing, in this way, a teaching and learning process based in constructivism. For this purpose, David Paul Ausubel's theory of meaningful learning was used, in which he emphasizes that the most important element for the formation of knowledge is the intellectual baggage that students have in their respective cognitive structures. One of the main interests of contemporary mathematics education is the relationship between the concrete and the abstract, since the current scenario requires such transformations in the development and retention of understandings. From this perspective, financial mathematics proves to be an important resource for classroom practice. This area inspires students' curiosity and facilitates the transition to more complex concepts, such as affine equations, exponentials and logarithms. Through this approach in educational practice, learning becomes more engaging, while also providing a basis for students to understand abstract topics, enhancing a gradual and significant evolution of their mathematical skills, such as autonomy and critical thinking. It is hoped that this study will expand understanding of methodologies in teaching practice, using students' prior knowledge as a source of information for introducing content, enabling a more meaningful and participatory environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GILSON HORACIO DOS SANTOS JUNIOR.pdf | 11,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons