Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681

Share on

Title: Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário.
Authors: NUNES, Lorenna Joanna Leal
Keywords: Design centrado no usuário; Economia comportamental; Educação financeira; Experiência do Usuário; Interface do Usuário
Issue Date: 6-Aug-2025
Citation: NUNES, Lorenna. Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Valo, um aplicativo de educação financeira voltado a jovens brasileiros, com o objetivo de promover autonomia e hábitos financeiros mais conscientes. A pesquisa revelou que a maioria dos jovens carece de formação financeira estruturada e que fatores emocionais, culturais e comportamentais dificultam a gestão eficaz do dinheiro. O projeto seguiu os princípios do Design Centrado no Usuário (DCU) e da Economia Comportamental, aplicando métodos como pesquisa de mesa, grupo focal, entrevistas, benchmarking, prototipagem e testes de usabilidade. O Valo reúne funcionalidades que combinam controle financeiro, trilhas educativas e estímulos comportamentais para facilitar o aprendizado e incentivar mudanças de comportamento. Os testes apontaram forte identificação dos usuários com a proposta, além de sugerirem melhorias na linguagem e na arquitetura da informação. O resultado é um protótipo validado conceitualmente, com potencial de impacto social positivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCLorenna Joanna Leal Nunes.docx.pdf24,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons