Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681
Share on
Title: | Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário. |
Authors: | NUNES, Lorenna Joanna Leal |
Keywords: | Design centrado no usuário; Economia comportamental; Educação financeira; Experiência do Usuário; Interface do Usuário |
Issue Date: | 6-Aug-2025 |
Citation: | NUNES, Lorenna. Valo: um aplicativo de educação financeira para jovens baseado na economia comportamental e no design centrado no usuário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Valo, um aplicativo de educação financeira voltado a jovens brasileiros, com o objetivo de promover autonomia e hábitos financeiros mais conscientes. A pesquisa revelou que a maioria dos jovens carece de formação financeira estruturada e que fatores emocionais, culturais e comportamentais dificultam a gestão eficaz do dinheiro. O projeto seguiu os princípios do Design Centrado no Usuário (DCU) e da Economia Comportamental, aplicando métodos como pesquisa de mesa, grupo focal, entrevistas, benchmarking, prototipagem e testes de usabilidade. O Valo reúne funcionalidades que combinam controle financeiro, trilhas educativas e estímulos comportamentais para facilitar o aprendizado e incentivar mudanças de comportamento. Os testes apontaram forte identificação dos usuários com a proposta, além de sugerirem melhorias na linguagem e na arquitetura da informação. O resultado é um protótipo validado conceitualmente, com potencial de impacto social positivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65681 |
Appears in Collections: | (CAA-ND): TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCCLorenna Joanna Leal Nunes.docx.pdf | 24,51 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License