Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65665
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Raíra Costa Maia de | - |
dc.contributor.author | Paula, Ayssa Ellen Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T17:04:11Z | - |
dc.date.available | 2025-09-01T17:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-18 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Ayssa Ellen Lima de. Mulata, doméstica e mãe preta: representações da mulher negra em contos da literatura brasileira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65665 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar representações da mulher negra na literatura brasileira de transição entre o século XIX e o início do século XX, por meio dos contos “A escrava”, de Maria Firmina dos Reis, “Mariana”, de Machado de Assis, e “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto. A pesquisa parte da constatação de que as personagens femininas negras foram, historicamente, representadas de forma estereotipada, ocupando papéis subalternos como doméstica ou mulata hipersexualizada, conforme apontado por Souza (2017), para que seja possível perceber como os autores e a autora trabalham com a manutenção de determinados arquétipos atribuídos à mulher negra; e também identificar os momentos em que há ruptura desses modelos na construção de novas possibilidades de representação. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem teórico-bibliográfica. Autoras como Sueli Carneiro (2023), Kimberlé Crenshaw (2002), Conceição Evaristo (2005), Lélia Gonzalez (2020) e estudiosos da obra dos autores analisados. A partir da análise foi percebido que essas personagens não são apenas uma tentativa de representação de seu tempo, mas também documentos históricos e literários que denunciam desigualdades. Ao tensionar imagens cristalizadas e propor novas subjetividades, essas narrativas geram ressonâncias na literatura produzida e lida hoje, promovendo debates sobre memória, identidade e justiça histórica, e abrindo caminhos para vozes que antes eram silenciadas ou estereotipadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Estudos étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Feminismo Negro | pt_BR |
dc.title | Mulata, doméstica e mãe preta: representações da mulher negra em contos da literatura brasileira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2880308267676412 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1209538703147242 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to analyze representations of black women in Brazilian literature of transition between the nineteenth century and the beginning of the twentieth century, through the short stories "A escrava", by Maria Firmina dos Reis, "Mariana", by Machado de Assis, and "Clara dos Anjos", by Lima Barreto. The research is based on the observation that black female characters have historically been represented in a stereotyped way, occupying subordinate roles such as domestic or hypersexualized mulatto, as pointed out by Souza (2017), so that it is possible to perceive how the authors work with the maintenance of certain archetypes attributed to black women; and also to identify the moments in which there is a rupture of these models in the construction of new possibilities of impersonation. The methodology adopted is qualitative, with a theoretical-bibliographic approach. Authors such as Sueli Carneiro (2023), Kimberlé Crenshaw (2002), Conceição Evaristo (2005), Lélia Gonzalez (2020) and scholars of the work of the authors analyzed. From the analysis it was realized that these characters are not only an attempt to represent their time, but also historical and literary documents that denounce inequalities. By tensioning crystallized images and proposing new subjectivities, these narratives generate resonances in the literature produced and read today, promoting debates about memory, identity, and historical justice, and opening paths for voices that were previously silenced or stereotyped. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ayssa Ellen Lima de Paula.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons