Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65648
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lettícya Gabriela Torres da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T14:50:52Z | - |
dc.date.available | 2025-09-01T14:50:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lettícya Gabriela Torres da. Filmes como recurso de apoio para o ensino de Biologia: proposta de guia didático e aplicações contextualizadas. 2025. 48 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65648 | - |
dc.description.abstract | Com o crescimento das mídias e indispensabilidade de renovação pedagógica nos diferentes contextos de aprendizagem, faz-se necessária a implantação e promoção de um ensino ativo e participativo, incentivando o trabalho mídia-educação e a criação de novas perspectivas, linguagens e métodos, tornando o aprendizado dinâmico e efetivo. Nesse contexto, a aplicação de metodologias diversificadas é de extrema importância no ensino, e uma das propostas é a utilização de materiais didáticos, sobretudo de subsídio docente, que incentivem a participação e a construção de conhecimentos significativos para a trajetória do alunado, como é proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel (1968). Os filmes são excelentes recursos didáticos, pois tornam a aprendizagem envolvente, estimulam a criatividade, o pensamento crítico e científico e são uma alternativa didática interessante ao trabalhar com crianças e adolescentes, visto que o universo cinematográfico é algo que faz parte do cotidiano destes. O guia didático é indicado para aplicação com crianças e adolescente do 6º ao 9º do Ensino Fundamental (10 a 15 anos) e conta com os filmes: Procurando Nemo (2003), Vida de Inseto (1998), Lucas - Um intruso no formigueiro (2006), Happy Feet (2006), O Espanta Tubarão (2004), Rio (2011), Malditas Aranhas (2002), Wall-e (2008), O Lórax - Em busca da trúfula perdida (2012), Madagascar (2005), Bee Movie (2007) e Os Sem Floresta (2006). A partir disso, tendo em vista o potencial e a pertinência didática dos filmes no tocante ao despertar o interesse e trazer repertório cultural principalmente para o público-alvo, foram selecionados filmes de animação que de forma dinâmica e simplificada, estão dispostos no recurso em questão. Neste trabalho foi adotada uma abordagem qualitativa, já que se considera a subjetividade dos sujeitos participantes, e teve foco no desenvolvimento e elaboração de um guia didático voltado para professores, com o objetivo de integrar os filmes no planejamento e execução das aulas de Ciências e Biologia. O Guia Didático intitulado “Guia Didático: Um material de apoio para professores com orientações para o uso de filmes nas aulas de Ciências e Biologia” foi construído no site Canva (https://www.canva.com/) e após a elaboração, será disponibilizado em PDF para download e impressão através de um link. A forma de condução, mediação e inclusão das atividades e discussões propostas no guia no planejamento do docente está em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as ideias de Ausubel e permite ampliação e conexão com teóricos e autores concordantes com as ideias do trabalho. Segundo Brame (2016), vídeos educacionais são ferramentas valiosas — desde que utilizados com atenção à carga cognitiva, engajamento do aluno e vivências de aprendizagem ativa. Nesse sentido, essas metodologias como elemento norteador são de bastante valor e significado, pois constroem pontes cognitivas entre o que já se sabe o que irá ser incorporado aos conceitos âncoras, e promovem aprendizagem significativa ao trazer propostas que transcendem a metodologia tradicional. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Guia didático | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Filmes no ensino de Ciências e Biologia | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Filmes como recurso de apoio para o ensino de Biologia: proposta de Guia Didático e aplicações contextualizadas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3173489178351750 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the growth of media and the necessity for pedagogical renewal in different learning contexts, it is essential to implement and promote active and participatory teaching, encouraging media education work and the creation of new perspectives, languages, and methods, making learning dynamic and effective. In this context, the application of diversified methodologies is of utmost importance in teaching, and one of the proposals is the use of teaching materials, especially those that support educators, to encourage participation and the construction of meaningful knowledge for students' trajectories, as proposed by David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning (1968). Movies are excellent educational resources as they make learning engaging, stimulate creativity, critical and scientific thinking, and provide an interesting teaching alternative when working with children and adolescents, as the cinematic universe is something that is part of their daily lives. The educational guide is recommended for use with children and adolescents from 6th to 9th grade in elementary school (ages 10 to 15) and includes the following films: Finding Nemo (2003), A Bug's Life (1998), The Ant Bully (2006), Happy Feet (2006), Shark Tale (2004), Rio (2011), Eight Legged Freaks (2002), Wall-e (2008), The Lorax (2012), Madagascar (2005), Bee Movie (2007), and Over the Hedge (2006). Based on this, considering the potential and the pedagogical relevance of films in terms of awakening interest and bringing cultural repertoire especially for the target audience, animated films were selected that are presented in a dynamic and simplified manner in the resource in question. This work adopted a qualitative approach, as it considers the subjectivity of the participating subjects, and focused on the development and preparation of a teaching guide aimed at teachers, with the goal of integrating films into the planning and execution of Science and Biology classes. The Teaching Guide titled 'Teaching Guide: A support material for teachers with guidelines for using films in Science and Biology classes' was created on the Canva website (https://www.canva.com/) and after its preparation, it will be made available in PDF format for download and printing through a link. The way of conducting, mediating, and including the activities and discussions proposed in the guide in the teacher's planning is in line with the skills of the National Common Curricular Base (BNCC) and the ideas of Ausubel and allows for expansion and connection with theorists and authors who agree with the ideas of the work. According to Brame (2016), educational videos are valuable tools — as long as they are used with attention to cognitive load, student engagement, and active learning experiences. In this sense, these methodologies as guiding elements are of great value and significance, as they build cognitive bridges between what is already known and what will be incorporated into anchor concepts and promote meaningful learning by bringing proposals that transcend traditional methodology. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Lettícya Gabriela Torres da Silva - Versão Final.pdf | 7,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons