Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65630

Compartilhe esta página

Título: Plataforma para promover a autorregulação da aprendizagem e habilidades profissionais
Autor(es): ALVES, Felipe Omena Marques
Palavras-chave: Autorregulação da aprendizagem; Desenvolvimento de habilidades profissionais; Competências profissionais; Didática Profissional; Etnografia Digital; Efetividade e usabilidade
Data do documento: 20-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALVES, Felipe Omena Marques. Plataforma para promover a autorregulação da aprendizagem e habilidades profissionais. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta tese está amparada na Didática Profissional, que visa contribuir para a elaboração de dispositivos de formação dos trabalhadores, utilizando a análise do trabalho como etapa preliminar essencial na construção formativa, e na autorregulação da aprendizagem, processo ativo e construtivo no qual os estudantes estabelecem estratégias, regulam e controlam sua cognição, empreendendo ações intencionais para aprender. Esta pesquisa tem como objetivo conceber e analisar uma plataforma web composta por mídias digitais e por recursos funcionais para o registro de ações de planejamento, execução e autorreflexão, visando promover a autorregulação da aprendizagem e desenvolver habilidades profissionais. A pesquisa foi conduzida por meio da consolidação dos resultados de seis estudos sucessivos, que abordam revisões da literatura, análises etnográficas do contexto de investigação, processo de concepção e validação da plataforma, bem como a análise da efetividade, da usabilidade e dos benefícios alcançados. Utilizamos o paradigma epistemológico Design Science, uma abordagem realizada por meio da concepção de artefatos para resolver um problema específico em determinado contexto e gerar novo conhecimento científico. A investigação foi realizada em uma instituição pública de ensino localizada no Sertão de Pernambuco, utilizando diferentes técnicas de coleta de dados, tais como análise de documentos, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos, entre outras. Os resultados obtidos indicam evidências de que a plataforma contribui para a autorregulação da aprendizagem, visto que os planejamentos proporcionaram aumento da percepção sobre o que precisa ser realizado, melhorando a organização das atividades e evitando imprevistos; as auto-observações promoveram a identificação de erros e a realização de ajustes; e as autoavaliações permitiram reflexões sobre as ações empreendidas e os registros dos aprendizados. Os recursos de mídias digitais da plataforma contribuíram para o desenvolvimento de habilidades técnicas, proporcionando observação, prática e experiência do exercício profissional pelos estudantes, permitindo a transição do conhecimento em sua forma predicativa para a forma operatória e contribuindo para a aprendizagem por imersão, “no fazer”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65630
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Felipe Omena Marques Alves.pdf5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons