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Título : Metodologias ativas e educação musical: panorama das publicações científicas produzidas entre 2014 e 2024
Autor : Araújo, Arthur Douglas Ferreira de
Palabras clave : Metodologias ativas; Educação musical; Gamificação; Aprendizagem colaborativa
Fecha de publicación : 16-abr-2025
Citación : ARAÚJO, Arthur Douglas Ferreira de. Metodologias e educação musical: panorama das publicações científicas produzidas entre 2014 e 2024. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como a temática das metodologias ativas vem sendo abordada no campo da educação musical no Brasil nos últimos 10 anos. Para tal, os objetivos específicos foram: i) realizar um levantamento das pesquisas produzidas na área da educação musical no Brasil, sobre a temática das metodologias ativas nos últimos 10 anos; ii) identificar, no levantamento realizado, pesquisas que abordam concepções teóricas ou práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas; iii) mapear, com base no levantamento bibliográfico, as principais abordagens teórico-metodológicas das metodologias ativas aplicadas à educação musical, destacando seus fundamentos, aplicações e desafios. A partir de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão de literatura com base nos trabalhos publicados nos seguintes espaços de busca: Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Anais de congressos da ABEM, Encontros regionais da ABEM, Anais de congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e SciELO. Os textos foram categorizados a partir de sua vinculação com as propostas metodológicas, sendo estas: Aprendizagem colaborativa, Gamificação, Sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em problemas e Simulações. Os resultados indicaram que as metodologias ativas têm ganhado relevância na educação musical, com destaque para a aprendizagem colaborativa como a metodologia mais aplicada. Além disso, observou-se que estas metodologias estão sendo implementadas em uma ampla variedade de contextos, como ensino superior, ensino a distância, criação musical, ensino coletivo de instrumentos e projetos de extensão. Isso demonstra a flexibilidade das metodologias ativas, adaptando-se a diferentes realidades e ambientes educacionais. Apesar dessa diversidade de contextos, os resultados também apontaram que algumas metodologias, como a gamificação, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas e as simulações, embora tenham sido mencionadas, ainda são pouco exploradas no campo da educação musical, representando uma lacuna importante que pode ser explorada em pesquisas futuras.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65607
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

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