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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65607

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dc.contributor.advisorBarros, Matheus Henrique da Fonseca-
dc.contributor.authorAraújo, Arthur Douglas Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-08-29T17:16:08Z-
dc.date.available2025-08-29T17:16:08Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-08-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Arthur Douglas Ferreira de. Metodologias e educação musical: panorama das publicações científicas produzidas entre 2014 e 2024. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65607-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como a temática das metodologias ativas vem sendo abordada no campo da educação musical no Brasil nos últimos 10 anos. Para tal, os objetivos específicos foram: i) realizar um levantamento das pesquisas produzidas na área da educação musical no Brasil, sobre a temática das metodologias ativas nos últimos 10 anos; ii) identificar, no levantamento realizado, pesquisas que abordam concepções teóricas ou práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas; iii) mapear, com base no levantamento bibliográfico, as principais abordagens teórico-metodológicas das metodologias ativas aplicadas à educação musical, destacando seus fundamentos, aplicações e desafios. A partir de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão de literatura com base nos trabalhos publicados nos seguintes espaços de busca: Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Anais de congressos da ABEM, Encontros regionais da ABEM, Anais de congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e SciELO. Os textos foram categorizados a partir de sua vinculação com as propostas metodológicas, sendo estas: Aprendizagem colaborativa, Gamificação, Sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em problemas e Simulações. Os resultados indicaram que as metodologias ativas têm ganhado relevância na educação musical, com destaque para a aprendizagem colaborativa como a metodologia mais aplicada. Além disso, observou-se que estas metodologias estão sendo implementadas em uma ampla variedade de contextos, como ensino superior, ensino a distância, criação musical, ensino coletivo de instrumentos e projetos de extensão. Isso demonstra a flexibilidade das metodologias ativas, adaptando-se a diferentes realidades e ambientes educacionais. Apesar dessa diversidade de contextos, os resultados também apontaram que algumas metodologias, como a gamificação, a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas e as simulações, embora tenham sido mencionadas, ainda são pouco exploradas no campo da educação musical, representando uma lacuna importante que pode ser explorada em pesquisas futuras.pt_BR
dc.format.extent48 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.titleMetodologias ativas e educação musical: panorama das publicações científicas produzidas entre 2014 e 2024pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4059092325727940pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1661451730114307pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze how the theme of active methodologies has been addressed in the field of music education in Brazil over the past 10 years. The specific objectives were: i) to conduct a survey of the research produced in the field of music education in Brazil on the topic of active methodologies over the past 10 years; ii) to identify, in the conducted survey, research that addresses theoretical conceptions or pedagogical practices based on active methodologies; iii) to map, based on the bibliographical survey, the main theoretical-methodological approaches of active methodologies applied to music education, highlighting their foundations, applications, and challenges. Using a qualitative approach, a literature review was conducted based on works published in the following search databases: Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Proceedings of ABEM conferences, Regional Meetings of ABEM, Proceedings of the National Association for Research and Graduate Studies in Music (ANPPOM) conferences, CAPES Theses and Dissertations Catalog, and SciELO. The texts were categorized according to their connection with the methodological proposals, namely: Collaborative Learning, Gamification, Flipped Classroom, Problem-Based Learning, and Simulations. The results indicated that active methodologies have gained relevance in music education, with collaborative learning standing out as the most widely applied methodology. Additionally, it was observed that these methodologies are being implemented in a wide variety of contexts, such as higher education, distance learning, music creation, group instrumental teaching, and extension projects. This demonstrates the flexibility of active methodologies, adapting to different educational realities and environments. Despite this diversity of contexts, the results also pointed out that some methodologies, such as gamification, flipped classroom, problem-based learning, and simulations, although mentioned, are still underexplored in the field of music education, representing a significant gap that could be further explored in future research.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

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