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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65592
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Title: | Uso espontâneo de LLMs para fins terapêuticos e apoio socioemocional |
Authors: | ASSIS, Isabelle Queiroz Gomes de |
Keywords: | Modelos de Linguagem de Larga Escala; LLMs; Interação Humano-Computador; Saúde Mental; Revisão Multivocal da Literatura; Reddit; TikTok |
Issue Date: | 5-Aug-2025 |
Citation: | ASSIS, Isabelle Queiroz Gomes de. Uso espontâneo de LLMs para fins terapêuticos e apoio socioemocional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Contexto: A disseminação de Modelos de Linguagem de Larga Escala (LLMs) impulsionou seu uso espontâneo como ferramentas para fins terapêuticos. Este comportamento, embora popular, provoca discussões sobre seus benefícios e riscos. Objetivo: Investigar como indivíduos utilizam LLMs para esses fins, mapeando as motivações, os padrões de uso, os efeitos subjetivos e o perfil dos usuários. Método: Adotou-se como metodologia a Revisão Multivocal da Literatura (MLR), analisando 22 artigos acadêmicos e 113 fontes da literatura cinzenta, incluindo reportagens jornalísticas e publicações das redes sociais Reddit e TikTok, no período de 2021 a 2025. Resultados: As principais motivações para o uso são a busca por apoio emocional, privacidade e combate à solidão. Os usuários relatam benefícios como a disponibilidade de um ambiente seguro e livre de julgamentos, acessibilidade e um espaço para autoexploração. Contudo, emergem riscos significativos, como o recebimento de conselhos inadequados, dependência emocional, desinformação e preocupações com a segurança de dados. A análise revela uma notável dissonância entre a percepção majoritariamente otimista dos usuários em fóruns online e a visão cautelosa da literatura científica e de comunidades de saúde mental. Conclusões: As LLMs estão se consolidando como uma forma acessível, mas não regulamentada, de suporte socioemocional e terapêutico, cuja sustentabilidade depende do desenvolvimento de diretrizes éticas, da promoção da literacia digital e de um debate público mais informado sobre suas implicações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65592 |
Appears in Collections: | (TCC) - Sistemas da Computação |
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