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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65566
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Título: | Qualidade da Informação Sobre Cicatriz Queloide na Internet: Uma Avaliação Crítica de Sites na Plataforma Google |
Autor(es): | TAVARES, Thierry da Silva Pedrosa Tavares |
Palavras-chave: | Queloide; Acesso à Informação; Internet |
Data do documento: | 15-Ago-2025 |
Citação: | TAVARES, Thierry da Silva Pedrosa. QUALIDADE DA INFORMAÇÃO SOBRE CICATRIZ QUELOIDE NA INTERNET: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA DE SITES NA PLATAFORMA GOOGLE. 2025. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este estudo avaliou a qualidade e a legibilidade das informações sobre cicatriz queloide disponíveis em sites brasileiros na plataforma Google. Trata-se de uma pesquisa observacional e transversal, realizada entre janeiro e fevereiro de 2025. Foram analisados 20 sites em português, categorizados quanto à origem, data de atualização e qualidade do conteúdo, com base em sete domínios temáticos (definição, diagnóstico, etiologia e fisiopatologia, fatores de risco, prevenção, sinais e sintomas e tratamento), utilizando literatura científica de alto impacto como referência. A legibilidade foi determinada pelo Índice de Flesch, um método amplamente utilizado para estimar o grau de escolaridade necessário para a compreensão de um determinado texto. Verificou-se predominância de sites de clínicas (45%) e blogs ou revistas eletrônicas (30%), sendo que 55% não informaram data de atualização. O domínio definição apresentou maior completude (65%), enquanto diagnóstico (5%) e etiologia/fisiopatologia (15%) mostraram as maiores lacunas. Todos os sites abordaram tratamentos, porém de forma incompleta e sem mencionar recursos fisioterapêuticos como o ultrassom terapêutico. Quanto à legibilidade, 80% dos conteúdos exigiram escolaridade equivalente ao ensino médio, dificultando o acesso para parte da população. Conclui-se que a maioria dos conteúdos disponíveis online sobre cicatriz queloide apresenta informações incompletas e de difícil compreensão. Tais achados reforçam a necessidade de materiais digitais atualizados, baseados em evidências e redigidos em linguagem clara, para democratizar o conhecimento em saúde e apoiar decisões informadas pelos usuários. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65566 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Fisioterapia |
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