Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65520

Comparte esta pagina

Título : Museu do Açúcar (1960-1978) : trajetória e seus processos de musealização
Autor : XAVIER, Victor Cesar Silva
Palabras clave : Musealização; Museu do Açúcar e do Álcool; Museu do Homem do Nordeste; Civilização do açúcar; Patrimônio científico e tecnológico; Fundação Joaquim Nabuco
Fecha de publicación : 15-may-2023
Citación : XAVIER, Victor Cesar Silva. Museu do Açúcar (1960-1978): trajetória e seus processos de musealização. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O Museu do Açúcar existiu na cidade do Recife - PE, no período de 1961 a 1978, mantido pelo Instituto do Açúcar e do Álcool, e tinha como finalidade recolher, classificar e expor os elementos sociais, artísticos e técnicos mais representativos a respeito da indústria açucareira e da civilização do açúcar. Em 1978 o museu foi incorporado pela atual Fundação Joaquim Nabuco, fundindo-se a outros museus e dando origem ao atual Museu do Homem do Nordeste. Considerando esse aspecto, a presente monografia tem como objetivo traçar e analisar a trajetória desse museu, com foco na sua história e dos seus processos de musealização, compreendendo como as coleções do museu eram apresentadas e qual era sua relação com o estado de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e descritiva com uma abordagem qualitativa, com procedimentos de inferência, descrição e interpretação dos dados elencados por meio de fontes primárias. Além disso, a revisão bibliográfica se ampara em Brulon (2018), Desvallées (2013), Mairesse (2013) e Scheiner (1998) que abordam o processo de musealização. Posteriormente, identificamos o museu como uma instituição que incentivou a consolidação de valores tradicionais quanto à civilização do açúcar, exaltando toda a estrutura colonial, casa-grande, senzala, capela, deixando de lado a indústria do açúcar e suas tecnologias. Deixando assim de contribuir de alguma forma com a valorização do patrimônio científico e tecnológico pernambucano.
Descripción : 9,0
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65520
Aparece en las colecciones: (TCC) - Museologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - VICTOR XAVIER (com ficha catalografica).pdf2,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons