Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65486
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Marcos Roberto Nunes | - |
dc.contributor.author | MOURA JUNIOR, Eduardo Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T22:48:25Z | - |
dc.date.available | 2025-08-26T22:48:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-26 | - |
dc.identifier.citation | MOURA JUNIOR, Eduardo Henrique de. Tomás de Aquino: o mestre, o aluno e os aspectos educacionais na obra De Magistro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65486 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo abordar alguns aspectos do processo de ensino na visão de Santo Tomás de Aquino, presentes em sua obra De Magistro (Sobre o Ensino). Neste processo, iremos discutir sobre o papel do mestre (professor) e do aluno (discípulo) e como Tomás definiria o ato de ensinar realizado pelo mestre. A referida obra é dividida em 4 artigos que serão apresentados posteriormente ao leitor, mesmo que todos os quatro não sejam o objeto do presente trabalho. O texto propõe apresentar o papel do mestre e do discípulo nesse processo, quem ensina quem, a viabilidade de ser mestre de si mesmo e a natureza do ato de ensinar; se é uma ação da vida ativa ou da contemplativa. Por fim, fazendo uma analogia, o Doutor Angélico compara a ação do ensino a um movimento que leva da potência ao ato do saber, igualando por muitas vezes o papel do professor ao do médico. Dessa forma, o médico promove a saúde no paciente pela atuação de sua própria natureza, utilizando instrumentos e remédios visando esse fim, analogamente opera o professor, por meio de sinais, promove o conhecimento no aluno pela atividade de sua razão natural, aproveitando as potencialidades deste último como um motor para o conhecimento que é a finalidade do ato de ensinar. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | De Magistro | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Tomás de Aquino : o mestre, o aluno e os aspectos educacionais na obra De Magistro | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0899033714664936 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1136821185537508 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to address some aspects of the teaching process from the perspective of Saint Thomas Aquinas, as presented in his work De Magistro (On Teaching). In this process, we will discuss the role of the master (teacher) and the student (disciple) and how Thomas would define the act of teaching carried out by the master. The aforementioned work is divided into four articles that will be presented to the reader later, even though all four are not the object of this paper. The text proposes to present the role of the master and the disciple in this process, who teaches whom, the viability of being a master of oneself and the nature of the act of teaching; whether it is an action of the active or contemplative life. Finally, drawing an analogy, the Angelic Doctor compares the action of teaching to a movement that leads from potency to the act of knowledge, often equating the role of the teacher with that of the doctor. In this way, the doctor promotes health in the patient through the action of his own nature, using instruments and medicines for this purpose. Similarly, the teacher operates by means of signs, promoting knowledge in the student through the activity of his natural reason, taking advantage of the potential of the latter as a motor for knowledge, which is the purpose of the act of teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Filosofia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC de Eduardo Henrique de Moura Junior.pdf | 345,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons