Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484
Comparte esta pagina
Título : | Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023 |
Autor : | SILVA, Dayane Candida da PAULO, Zameika Barbosa |
Palabras clave : | Educação antirracista; Acervos; Relações étnico-racial na educação |
Fecha de publicación : | 23-jun-2025 |
Citación : | SILVA, D. C.; PAULO, Z. B.; SALLES, A. Do lúdico à aprendizagem consciente: potenciais e limites pedagógicos do acervo literário infanto juvenil do PNLD de 2023.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este trabalho analisa os potenciais e limites pedagógicos dos livros paradidáticos infanto juvenis com temáticas antirracistas, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023. Os livros paradidáticos são apresentados como ferramentas didático-pedagógicas essenciais para a promoção de uma educação antirracista, capaz de valorizar identidades negras, fomentar o pensamento crítico e refletir sobre a diversidade cultural. A pesquisa realiza uma análise empírica de obras selecionadas pelo PNLD, presentes no acervo literário digital, investigando suas narrativas e representações para mapear estereótipos, discutir a construção de identidades positivas e avaliar seu papel no combate ao racismo. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Nilma Lino Gomes e Bell Hooks, o estudo destaca a importância da ludicidade na abordagem antirracista e reforça a necessidade de práticas transformadoras que celebrem a diversidade. O trabalho contribui para o avanço de uma educação inclusiva, equitativa e antirracista, alinhada aos desafios e demandas da sociedade brasileira. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65484 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons