Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65482

Compartilhe esta página

Título: Abordagens sobre o filo Cnidaria em livros didáticos de ciências
Autor(es): SILVA, Maria Laís da
Palavras-chave: Cnidários; Material didático; Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências
Data do documento: 4-Ago-2025
Citação: SILVA, Maria Laís da. Abordagens sobre o filo Cnidaria em livros didáticos de ciências. 2025. 50 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O Filo Cnidaria é composto por organismos aquáticos, majoritariamente marinhos, que exercem funções ecológicas relevantes nos ecossistemas costeiros. Seus representantes incluem pólipos fixos, como anêmonas e corais, e formas natantes, como águas-vivas e caravelas. Além de sua importância ecológica, ao atuarem no controle de algas e plânctons e fornecerem abrigo e áreas de reprodução para peixes, esses animais também possuem relevância médica, pois podem causar acidentes devido à liberação de toxinas. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, descritiva, cuja análise evidenciou que embora, exista discussões sobre os cnidários e presença de imagens, ainda são pouco abordados enquanto sua importância para à saúde humana e à contextualização que favoreça o aprendizado do estudante. A forma como essas informações são apresentadas pode contribuir não apenas para o conhecimento científico, mas também para a segurança de banhistas e para a promoção de práticas respeitosas frente aos organismos marinhos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65482
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LAÍS DA SILVA (1).pdf
  Item embargado até 2026-08-19
3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons