Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65467

Compartilhe esta página

Título: A Importância do PIBID na Formação de alunos de licenciaturas: um olhar a partir do Estado do Conhecimento no VIII, IX, X CONEDU
Autor(es): LEMOS, Rita de Cássia Barbosa da Silva
Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Educação física; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Congresso Nacional de Educação
Data do documento: 4-Ago-2025
Citação: LEMOS, Rita de Cássia Barbosa da Silva. A importância do PIBID na formação de alunos de licenciaturas: um olhar a partir do estado do conhecimento no VIII, IX, X CONEDU. 2025. 32 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Este estudo investiga a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Educação Física, por meio de uma análise do estado do conhecimento produzido nos Anais do VIII, IX e X Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Com base em metodologia qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo, foram selecionados quatro trabalhos que discutem as contribuições do programa para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados indicam que o PIBID favorece a articulação entre teoria e prática, fortalece a identidade docente e promove inovação metodológica no ensino. As experiências relatadas demonstram impacto positivo na confiança profissional dos licenciandos, no desempenho acadêmico e na permanência nos cursos de licenciatura. Conclui-se que o PIBID constitui um espaço formativo relevante para a valorização da docência e para a qualificação do processo de ensinar e aprender na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65467
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Rita de Cássia Barbosa da Silva Lemos.pdf716,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons