Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65464

Compartilhe esta página

Título: Sistema 5S e sustentabilidade: análise sobre as práticas de melhoria contínua na Viana e Moura Construções.
Autor(es): SILVA, Iranice Maria da
Palavras-chave: Sustentabilidade; Sistema 5S; Construção civil; Gestão ambiental
Data do documento: 30-Jul-2025
Citação: SILVA, Iranice Maria da. Sistema 5s e sustentabilidade: análise sobre práticas de melhoria contínua na Viana e Moura Construções. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a aplicação do Sistema 5S e a promoção de práticas sustentáveis na empresa Viana e Moura Construções. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com gestores de diferentes setores da organização. Os dados foram tratados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a adoção sistemática dos princípios do 5S – Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke – contribuiu de maneira significativa para a redução de desperdícios, a organização dos ambientes de trabalho e a racionalização do uso de recursos. Além dos benefícios operacionais, a pesquisa evidenciou impactos positivos no engajamento dos colaboradores, na segurança e na consolidação de uma cultura organizacional voltada à sustentabilidade ambiental, social e econômica. Conclui-se que o Sistema 5S representa uma ferramenta eficaz para fortalecer a melhoria contínua e promover práticas sustentáveis no setor da construção civil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65464
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Iranice Maria da Silva.pdf409,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons