Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65420

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da resistência flexural e módulo flexural em pinos de fibra de vidro pré-fabricados e fresados em CAD CAM
Autor(es): VASCONCELOS, Breno Freitas de
Palavras-chave: Técnica para retentor intrarradicular; CAD-CAM; Propriedades mecânicas; Materiais dentários
Data do documento: 28-Jul-2025
Citação: VASCONCELOS, Breno Freitas de. Avaliação da resistência flexural e módulo flexural em pinos de fibra de vidro pré-fabricados e fresados em CAD CAM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - UFPE, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo comparar as propriedades mecânicas de resistência flexural e módulo de flexão entre pinos de fibra de vidro pré-fabricados e pinos fresados por tecnologia CAD/CAM. Foram selecionados quinze corpos de prova, divididos igualmente entre os três grupos: PFE, PFW e PCAM (pinos pré-fabricados exacto #3, angelus; pinos pré-fabricados whitepost DC #3, FGM; pinos fresados em CAD/CAM, Romanini). Os pinos do grupo CAD/CAM foram digitalizados, projetados em software específico e fresados a partir de discos de fibra de vidro com base nas medidas obtidas por escaneamento de pinos comerciais. Os ensaios mecânicos foram realizados por meio de teste de flexão em três pontos, seguindo os parâmetros estabelecidos pela norma ASTM D2344. A resistência flexural foi calculada a partir da carga de fratura, e o módulo de flexão foi obtido com base na deflexão correspondente à carga máxima. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk e analisados estatisticamente com nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que os pinos pré-fabricados apresentaram desempenho superior em comparação aos pinos fresados por CAD/CAM, tanto em resistência flexural quanto em módulo flexural (p < 0,001 e p = 0,017. respectivamente) . Este trabalho contribuiu para a avaliação comparativa de materiais utilizados como retentores intrarradiculares, oferecendo subsídios quanto às propriedades avaliadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65420
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Breno Freitas de Vasconcelos.pdf
  Item embargado até 2026-08-25
2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons