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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65284

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Lívia Valença da-
dc.contributor.authorSILVA, Atália Vásti Cleofas da-
dc.date.accessioned2025-08-21T19:36:58Z-
dc.date.available2025-08-21T19:36:58Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Atália Vásti Cleofas da. Vale a pena brincar de novo: como redes de fast food vendem brindes para jovens e adultos através da nostalgia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65284-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou analisar o uso da nostalgia nas coleções de brindes dos combos infantis das redes de fast food McDonald’s, Burger King e Giraffas e como esse sentimento se mostra poderoso e eficaz no impulsionamento da compra, em especial dos jovens e adultos das gerações Y e Z. O estudo utilizou-se de uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, tendo como principais elementos a pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das campanhas divulgadas nas plataformas do Facebook e Instagram oficiais das marcas no Brasil. Conceitos como nostalgia, consumo simbólico, formação do comportamento, possessões como extensão da visão do eu, e colecionismo foram aplicados para maior compreensão da pesquisa. Conclui-se que as redes utilizam-se conscientemente da nostalgia para atrair este público, mas que majoritariamente priorizam outras estratégias como marketing de oportunidade e ainda visam em sua maioria o público infantil. Entre as marcas, a que mais se utilizou dessa estratégia no recorte de 2019 a maio de 2025 foi a rede Giraffas. Logo, a nostalgia se mostrou como um modo interessante para vender a um público secundário, mas não tem se apresentado como principal escolha para vendas.pt_BR
dc.format.extent103 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBrindespt_BR
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectJovem e adultopt_BR
dc.subjectFast foodpt_BR
dc.titleVale a pena brincar de novo: como redes de fast food vendem brindes para jovens e adultos através da nostalgiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9990210664253255pt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to analyze the use of nostalgia in the gift collections of fast food chains McDonald's, Burger King, and Giraffas, and how this sentiment proves powerful and effective in driving purchases, especially among young people and adults from generations Y and Z. The study used a qualitative, exploratory approach, with the main elements being bibliographic research and content analysis of campaigns published on the brands' official Facebook and Instagram platforms in Brazil. Concepts such as nostalgia, symbolic consumption, behavior formation, possessions as an extension of the self, and collecting were applied to further understand the research. The conclusion is that the chains consciously use nostalgia to attract this audience, but that they mostly prioritize other strategies such as opportunity marketing and still target children. Among the brands, Giraffas used this strategy the most from 2019 to May 2025. Therefore, nostalgia has proven to be an interesting way to sell to a secondary audience, but it has not been the primary sales choice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Publicidade e Propaganda – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Publicidade e Propaganda

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