Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6528
Título: Estudos sedimentológicos do estuário do rio Timbó-PE
Autor(es): José de Oliveira Barbosa, Maria
Palavras-chave: Ambiente estuarino; Sedimentologia; Parâmetros estatísticos; Manguezal; Rio Timbó
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José de Oliveira Barbosa, Maria; do Amaral Vaz Manso, Valdir. Estudos sedimentológicos do estuário do rio Timbó-PE. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O estuário do rio Timbó está localizado na praia de Maria Farinha, Pernambuco, abrangendo uma área de quase 1 400ha. Visando preencher uma lacuna de conhecimento sobre aspectos sedimentológicos desta zona estuarina, análises texturais, granulométricas, morfoscópicas e cálculo de parâmetros estatísticos foram realizados em 46 pontos de amostragem, em transectos de uma margem à outra. Estas análises subsidiaram a elaboração de mapas temáticos. A fração areia prepondera, com maiores concentrações na desembocadura e nas áreas de deságüe dos arroios Desterro e da Fábrica. Resultados platicúrticos e muito platicúrticos são observados no estuário médio e sudeste do estuário superior, indicando áreas de moderada energia e menor grau de seleção. Os valores leptocúrticos a muito leptocúrticos prevalecem no inferior sugerindo maior atuação de energia, apesar de os sedimentos não se apresentarem bem selecionados. As amostras revelaram assimetria desde muito negativa a muito positiva, indicando mistura de sedimentos de diversas fontes, e vários processos geológicohidrodinâmicos contribuindo na configuração dos depósitos sedimentares. Apresentam quartzo transparente, subanguloso a anguloso, com esfericidade de baixa à média. Os componentes biogênicos são representados por foraminíferos bentônicos, planctônicos marinhos, ostracodes mixohalinos, fragmentos de biválvios, gastrópodos, espinhos rolados de equinóides marinhos e restos lenhosos. As características ambientais do estuário do rio Timbó têm aspectos de grande potencial. As informações sedimentológicas adquiridas poderão auxiliar na adequada gestão ambiental do ecossistema, e fundamentar estudos sobre sua gênese e evolução
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6528
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geociências

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6818_1.pdf6,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.