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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65153

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Título: Aplicação da metodologia DMAIC para otimização de processos em um Delivery de comida japonesa
Autor(es): MELO, Vinicius Cardeal Correia de
Palavras-chave: Comida japonesa; DMAIC; Melhoria contínua; Qualidade
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: MELO, Vinicius Cardeal Correia de. Aplicação da metodologia DMAIC para otimização de processos de um Delivery de comida japonesa. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso em Engenharia de Alimentos, Departamento de Engenharia Química, Centro de tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Com um mercado consumidor exigente e muitos concorrentes em atuação, tomou-se imprescindível o controle e a otimização de processos nas operações de Delivery de comida japonesa. A necessidade do atendimento de grandes demandas, aliada à importância da comercialização de alimentos seguros e que supram os anseios do consumidor, estimulam os gestores de restaurantes a focarem em melhoria contínua, Boas Práticas de Fabricação (BPF), controle de processos e qualidade. Esse estudo teve por objetivo realizar a análise de uma operação de Delivery de comida japonesa, a qual não estava obtendo lucros, situada na Região Metropolitana de Recife (RMR). Assim, foi realizado o processo de consultoria em conjunto com os gestores da operação com a finalidade de identificar falhas operacionais e pontos de melhoria de processos, para que fosse possível tornar a operação lucrativa. Dessa forma, utilizando-se a metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar). Na etapa “Definir” foi realizada uma análise SWOT com base nas informações fornecidas pelos gestores do restaurante, identificando-se forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Na etapa “Medir”, foram realizadas análises estatísticas dos indicadores e dados do restaurante referentes ao ano de 2022, etapa essa que fomentou o estudo de forma analítica e pautado em dados. Na etapa “Analisar” foram utilizadas ferramentas da qualidade com a finalidade de se identificar as causas relacionadas à não lucratividade do restaurante. Primeiramente, utilizou-se o Diagrama de Ishikawa para que fossem mapeadas as principais causas. Em seguida, utilizou-se o brainstorming para que sejam priorizadas as causas de maior impacto. Após isso, através da ferramenta “5 por quês” foram identificadas as causas raízes. Na etapa “Implementar”, utilizando a ferramenta 5W2H foram elaborados planos de ação com foco nas causas raízes identificadas, e em seguida, foi realizado o acompanhamento do projeto através de ferramentas de controle.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65153
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Alimentos

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