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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65031
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Título: | Arqueologia preventiva em pernambuco : da prática arqueológica à produção e divulgação do conhecimento científico |
Autor(es): | SILVA, Fernanda Cisneiros |
Palavras-chave: | Arqueologia Preventiva; Arqueologia Pública; Educação Patrimonial; Divulgação Científica; Extroversão Patrimonial |
Data do documento: | 27-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Fernanda Cisneiros. Arqueologia preventiva em pernambuco : da prática arqueológica à produção e divulgação do conhecimento científico. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem por propósito fomentar o debate sobre as práticas da Arqueologia Preventiva em Pernambuco, posicionando as discussões em torno dos resultados e produtos desse campo arqueológico para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, da divulgação científica e da Educação Patrimonial. A discussão inicial compreende, para além das normativas e instrumentações legais e infralegais exigidas pela Arqueologia Preventiva, os debates em torno da Arqueologia Pública como campo da Arqueologia destinado a promover o diálogo com a sociedade através de práticas colaborativas e métodos dialógicos. A discussão dos conceitos e do escopo da Arqueologia Pública, tem por enfoque as questões de preservação e gestão do patrimônio; educação e extroversão do conhecimento arqueológico. Tomando por base esses debates, a presente pesquisa partiu do questionamento: Quais os produtos de conhecimento científico e Educação Patrimonial gerados e quais critérios de avaliação foram utilizados para dar garantias que as empresas que trabalham com Arqueologia Preventiva em Pernambuco atuem de maneira a cumprirem com os princípios da Educação Patrimonial? Para responder a essa questão foram analisados os relatórios dos projetos de Arqueologia Preventiva no estado de Pernambuco e os produtos gerados por eles em termos científicos (artigos, monografias, dissertações e teses) e de educação e extroversão patrimonial (livretos, exposições e palestras). Ao considerar o resultado da análise dos dados, foi possível vislumbrar que o potencial socioeducativo da Arqueologia Preventiva, apesar das diretrizes e normativas aplicadas, ainda se encontra projetada com poucos produtos de benefícios públicos e científicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65031 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Arqueologia |
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