Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6503
Título: Caracterização geomorfológica, sedimentológica e aspectos ambientais do litoral de Goiana, Pernambuco
Autor(es): Walter Xavier, Marinete
Palavras-chave: Geomorfologia; Sedimentologia; Aspectos ambientais; Nordeste do Brasil; Pontas de Pedra PE
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Walter Xavier, Marinete; Henrique de Miranda Lopes Neumann, Virginio. Caracterização geomorfológica, sedimentológica e aspectos ambientais do litoral de Goiana, Pernambuco. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados dos estudos desenvolvidos no litoral Norte do Estado de Pernambuco (Bacia da Paraíba), considerada a ultima bacia marginal brasileira a ser originada e afetada pela migração da Plataforma Sulamericana. As feições morfológicas da referida área estão relacionadas à drenagem e aos falhamentos e/ou fraturamentos, onde se encontram sobrepostos os terraços marinhos e fluviais, vales e os tabuleiros, onde as rampas de colúvio representam o elo entre essas formas. A erodibilidade e a degradação dessas feições estão associadas ao fator climático e aos sedimentos da Formação Barreiras os quais contribuem para acentuar a vulnerabilidade das encostas, que se encontram na retaguarda do espaço litorâneo. A antropização é outro elemento condutor do processo de degradação ambiental induzida pela ocupação urbana não planejada que tende aumentar a vulnerabilidade com o desmonte das falésias, aterros de lagoas e edificações nos setores de praia, e pós-praia, além dos efeitos das atividades geradoras de impactos, como a carcinicultura. O referido trabalho consistiu, na caracterização geomorfológica, e sedimentológica, sobretudo os aspectos ambientais que refletem a suscetibilidade do meio. Os aspectos da sedimentologia da área foram dimensionados através dos levantamentos topográficos de quatro perfis e neles coletados as amostras de sedimentos nos diferentes ambientes praiais. Os resultados obtidos indicaram que a constituição granulométrica é essencialmente de areia fina a média, com predominância de grãos de quartzo arredondados a subarredondados retrabalhados pelas correntes de deriva, resultando em um grau de seleção diversificada na área pesquisada
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6503
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Geociências

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6788_1.pdf3,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.