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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65021

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Título: Repercussões de uma intervenção educativa com mães em contexto de vulnerabilidade sobre as práticas parentais
Autor(es): SILVA, Juliane Lima Pereira da
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; Vulnerabilidade social; Educação parental
Data do documento: 23-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Juliane Lima Pereira da. Repercussões de uma intervenção educativa com mães em contexto de vulnerabilidade sobre as práticas parentais. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Objetivo: O presente estudo visa analisar as repercussões de uma intervenção educativa participativa sobre parentalidade positiva com mães de crianças de zero a seis anos em contexto de vulnerabilidade social. Entender o motivo de alguns indivíduos conseguirem exercer de maneira positiva a parentalidade, enquanto outros não, tem sido motivo de investigações com a finalidade de intervir neste processo fundamental para o desenvolvimento infantil. Método: O estudo é de intervenção, através da pesquisa participativa em saúde, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com mães de crianças de zero a seis anos em uma instituição de assistência social, localizada no bairro da Várzea, na cidade do Recife, Pernambuco. As etapas da pesquisa consistiram em: Identificação da situação inicial, planejamento/implementação da ação educativa e avaliação dos resultados da intervenção educativa. A análise dos dados qualitativos seguiu as fases de compilação dos dados, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. A codificação dos dados ocorreu de forma manual e as categorias foram articuladas com o referencial bioecológico do desenvolvimento humano, de Urie Bronfenbrenner. Resultados: O estudo possibilitou a construção coletiva de ações para o fortalecimento de competências parentais. Na fase pré-intervenção, as principais categorias emergidas pelas mães, abordaram os conhecimentos, sentimentos e vivências acerca da parentalidade. Na fase pós-intervenção, as mulheres relembram suas práticas parentais antes dos workshops realizados, relatam os conhecimentos adquiridos após a intervenção educativa participativa, reconhecem suas mudanças de comportamento e das crianças, após participação dos workshops, e discorrem sobre os fatores que permanecem dificultando a implementação de práticas parentais positivas. A redução de castigos físicos e o aumento da prática do diálogo, do brincar e da leitura como rotina foram resultados predominantes emergidos através das falas das participantes do estudo. Escores do desenvolvimento social e emocional das crianças também apresentaram melhorias. Considerações finais: Estudos no sentido de analisar as famílias de forma mais aproximada através de visitas domiciliares são necessárias, bem como pesquisas articuladas a outros microssistemas, como escolas, visto que o professor influencia nos escores do desenvolvimento social e emocional da criança.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65021
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

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