Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65021

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARINUS, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-
dc.contributor.authorSILVA, Juliane Lima Pereira da-
dc.date.accessioned2025-08-13T13:51:33Z-
dc.date.available2025-08-13T13:51:33Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Juliane Lima Pereira da. Repercussões de uma intervenção educativa com mães em contexto de vulnerabilidade sobre as práticas parentais. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65021-
dc.description.abstractObjetivo: O presente estudo visa analisar as repercussões de uma intervenção educativa participativa sobre parentalidade positiva com mães de crianças de zero a seis anos em contexto de vulnerabilidade social. Entender o motivo de alguns indivíduos conseguirem exercer de maneira positiva a parentalidade, enquanto outros não, tem sido motivo de investigações com a finalidade de intervir neste processo fundamental para o desenvolvimento infantil. Método: O estudo é de intervenção, através da pesquisa participativa em saúde, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com mães de crianças de zero a seis anos em uma instituição de assistência social, localizada no bairro da Várzea, na cidade do Recife, Pernambuco. As etapas da pesquisa consistiram em: Identificação da situação inicial, planejamento/implementação da ação educativa e avaliação dos resultados da intervenção educativa. A análise dos dados qualitativos seguiu as fases de compilação dos dados, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. A codificação dos dados ocorreu de forma manual e as categorias foram articuladas com o referencial bioecológico do desenvolvimento humano, de Urie Bronfenbrenner. Resultados: O estudo possibilitou a construção coletiva de ações para o fortalecimento de competências parentais. Na fase pré-intervenção, as principais categorias emergidas pelas mães, abordaram os conhecimentos, sentimentos e vivências acerca da parentalidade. Na fase pós-intervenção, as mulheres relembram suas práticas parentais antes dos workshops realizados, relatam os conhecimentos adquiridos após a intervenção educativa participativa, reconhecem suas mudanças de comportamento e das crianças, após participação dos workshops, e discorrem sobre os fatores que permanecem dificultando a implementação de práticas parentais positivas. A redução de castigos físicos e o aumento da prática do diálogo, do brincar e da leitura como rotina foram resultados predominantes emergidos através das falas das participantes do estudo. Escores do desenvolvimento social e emocional das crianças também apresentaram melhorias. Considerações finais: Estudos no sentido de analisar as famílias de forma mais aproximada através de visitas domiciliares são necessárias, bem como pesquisas articuladas a outros microssistemas, como escolas, visto que o professor influencia nos escores do desenvolvimento social e emocional da criança.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectEducação parentalpt_BR
dc.titleRepercussões de uma intervenção educativa com mães em contexto de vulnerabilidade sobre as práticas parentaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLINHARES, Francisca Márcia Pereira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9044032408401605pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxObjective: This study aims to analyze the repercussions of a participatory educational intervention on positive parenting with mothers of children aged zero to six years in a context of social vulnerability. Understanding why some individuals are able to exercise positive parenting while others are not has been the subject of research with the aim of intervening in this fundamental process for child development. Method: This is an intervention study, through participatory health research, with a qualitative approach. The research was developed with mothers of children aged zero to six years in a social assistance institution, located in the Várzea neighborhood, in the city of Recife, Pernambuco. The research stages consisted of: identification of the initial situation, planning/implementation of the educational action and evaluation of the results of the educational intervention. The analysis of the qualitative data followed the phases of data compilation, decomposition, recomposition, interpretation and conclusion. The data were coded manually and the categories were articulated with the bioecological framework of human development, by Urie Bronfenbrenner. Results: The study enabled the collective construction of actions to strengthen parenting skills. In the pre-intervention phase, the main categories that emerged from the mothers addressed knowledge, feelings, and experiences about parenting. In the post-intervention phase, the women recalled their parenting practices before the workshops, reported the knowledge acquired after the participatory educational intervention, recognized changes in their behavior and that of their children after participating in the workshops, and discussed the factors that continue to hinder the implementation of positive parenting practices. The reduction in physical punishment and the increase in the practice of dialogue, play, and reading as a routine were predominant results that emerged through the statements of the study participants. Scores for the social and emotional development of the children also showed improvements. Final considerations: Studies aimed at analyzing families more closely through home visits are necessary, as well as research linked to other microsystems, such as schools, since the teacher influences the scores for the social and emotional development of the child.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7410336201165609pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Juliane Lima Pereira da Silva.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons