Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65018

Share on

Title: O agir didático do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no ensino de gêneros
Authors: ROCHA, Alisson Gomes da Silva
Keywords: Agir didático; Língua portuguesa; Ensino; Ensino de gêneros
Issue Date: 4-Jun-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ROCHA, Alisson Gomes da Silva. O agir didático do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no ensino de gêneros. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se configura o agir didático de uma professora dos anos iniciais no ensino de gêneros, por meio das formas de planificação, gestos didáticos e ferramentas de ensino utilizadas. Assim sendo, para o entendimento teórico acerca do trabalho do professor, tomamos como base os estudos de: Bronckart (2006), Lousada (2006), Machado (2007), Dolz, Gagnon e Decândio (2009), entre outros. Para a elucidação teórica sobre a noção de agir didático, assumimos as concepções de Silva (2013). E no que concerne aos estudos sobre gestos didáticos, nos embasamos nas pesquisas de:Aeby Daghé e Dolz (2007),Schneuwly (2009), Messias e Dolz (2016), Nascimento e Brum (2017), entre outros. Para a compreensão do ensino de gêneros, utilizamos os estudos de: Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2005), Leal e Melo (2007), Silva e Melo (2007), Leal e Brandão (2007), Machado (2009), Lima (2016) entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa (Lüdke;André, 2020), caracterizada como pesquisa de campo (Severino, 2007), na qual a coleta de dados é realizada no ambiente em que os fenômenos ocorrem — a sala de aula. Analisamos os dados gerados por meio de registro audiovisual, através de uma Sequência de ensino em torno dos gêneros autobiografia e biografia, desenvolvida por uma professora do 5o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da rede municipal de ensino de Panelas/PE. Os resultados obtidos evidenciam que os gestos didáticos desempenharam um papel relevante na organização das formas de planificação do agir da professora ao ensinar gêneros.E que as ferramentas de ensino foram articuladas aos gestos didáticos e as formas de planificação, com a finalidade de consolidar conceitos, explorar estilo, conteúdo, composição, semelhanças e distinções entre os objetos trabalhados. Nessa conjuntura, evidencia-se que o agir didático da professora demonstra preocupação com questões estruturais e com a função social dos gêneros abordados, sendo este permeado por atividades de leitura e produção escrita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65018
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Alisson Gomes da Silva Rocha.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons