Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65011

Compartilhe esta página

Título: Avaliação das espessuras de reconstrução da imagem tomográfica na quantidade de artefatos em dentes com diferentes materiais intracanais
Autor(es): OLIVEIRA, Camyla Éllen da Silva
Palavras-chave: Materiais de Preenchimento do Canal Radicular; Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico; Artefatos
Data do documento: 28-Jul-2025
Citação: OLIVEIRA, Camyla Éllen da Silva Oliveira. Avaliação das espessuras de reconstrução da imagem tomográfica na quantidade de artefatos em dentes com diferentes materiais intracanais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) é amplamente utilizada na odontologia, entretanto a presença de materiais de alto número atômico, como restaurações metálicas, implantes, materiais intracanal, dentre outros, produzem artefatos de imagem, os quais prejudicam a qualidade da imagem. Objetivos: O objetivo neste estudo foi investigar a influência de diferentes espessuras de reconstrução tomográfica na quantidade de artefatos em dentes com diferentes materiais intracanal. Materiais e métodos: Foram utilizados 5 dentes, sendo realizadas quatro aquisições para cada um, de acordo com as diferentes condições intracanal (sem material, guta-percha, pino metálico e pino de fibra de vidro), utilizando o aparelho Veraviewepocs R100 3D (4 mA, FOV 4 cm x 4 cm e voxel de 0,125 mm). Posteriormente, os cortes axiais foram selecionados no software OnDemand a partir do terço médio de cada raiz, reconstruídos nas espessuras propostas (0,125, 0,5, 1 e 2 mm) e, no software ImageJ, oito linhas de interesse foram realizadas ao redor do canal radicular (vestibular, lingual, mesial, distal, mésio-vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual e disto-lingual) para medição das médias dos valores de cinza. Resultados: A variação da espessura de reconstrução não influenciou na expressão dos artefatos (p=0.968), independente do material intracanal utilizado. Os grupos sem material e pino de fibra de vidro apresentaram-se de forma semelhante nas diferentes faces. Quando avaliadas as diferentes condições intracanal em cada face, observou-se que todas se comportaram semelhante apenas na face distovestibular. Houve uma maior variação no valor médio dos tons de cinza para o pino metálico. Conclusão: Conclui-se que a variação na espessura de reconstrução das imagens não influencia na expressão quantitativa de artefatos, independente do material utilizado. Os grupos sem material e pino de fibra de vidro apresentaram-se de forma semelhante nas diferentes faces e as amostras com pino metálico apresentaram a maior variação entre as médias dos tons de cinza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65011
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAMYLA ÉLLEN DA SILVA OLIVEIRA.pdf
  Item embargado até 2026-08-13
1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons