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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65005

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Title: ENSINO DE VIOLÃO E LICENCIATURAS EM MÚSICA: Um olhar sobre o currículo dos cursos do estado de Pernambuco
Authors: SANTOS, Antony Rafael Silva dos
Keywords: Licenciatura; Violão; Ensino de Violão; Currículo; Análise curricular
Issue Date: 16-Apr-2025
Citation: SANTOS, Antony Rafael Silva dos. ENSINO DE VIOLÃO E LICENCIATURAS EM MÚSICA: um olhar sobre o currículo dos cursos do estado de pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo central compreender como o ensino de violão é abordado nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) vigentes dos cursos de Licenciatura em Música de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do estado de Pernambuco. Para isso, foram estabelecidos como objetivos específicos: i) analisar as concepções curriculares dos cursos de licenciatura em Música em IFES do estado de Pernambuco; ii) identificar, nos PPC das Licenciaturas em Música, os componentes curriculares/disciplinas que abordam conteúdos relacionados ao ensino de violão; iii) analisar as abordagens técnico-metodológicas do ensino de violão nos componentes curriculares. Através de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma análise documental nos PPCs dos cursos de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto Federal de Pernambuco, campus Belo Jardim (IFPE) e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina (IFSertãoPE). O referencial teórico encadeia estudos que discutem o currículo e educação musical (Sácristan, 2013; Lopes e Macedo, 2011; Geraldi, 1994; Goodlad, 1979; Conway, 1995). Considerando os limites deste estudo, foi possível inferir que o ensino de violão tem presença consolidada nas licenciaturas em música das IFES do estado de Pernambuco. As três instituições compartilham um enfoque central no desenvolvimento da técnica e da performance instrumental nos componentes relacionados ao ensino de violão. Contudo, duas das três (UFPE, IFSertãoPE), incluem conteúdos mais específicos voltados à dimensão pedagógica do instrumento. Embora todos os PPCs mencionem a abordagem de repertório específico, apenas um deles (IFPE) detalha os estilos musicais explorados em algumas disciplinas. Nos demais, não há delimitações claras quanto às obras ou estilos abordados. A análise também revelou questões como a inexistência de referências específicas para o violão no PPC da UFPE. Observa-se, ainda, que, apesar de se tratarem de cursos de licenciatura, muitos dos elementos presentes nos PPCs analisados reproduzem aspectos de uma lógica formativa próxima à do bacharelado e da tradição conservatorial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65005
Appears in Collections:(TCC) - Música

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