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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64998
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTANA, Paula Manuella Silva de | - |
dc.contributor.author | QUEIROZ, Âni Medeiros Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T12:13:10Z | - |
dc.date.available | 2025-08-12T12:13:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Âni Medeiros Alves de. Produção audiovisual do coletivo Fulni-ô de cinema : representações de uma identidade indígena em pernambuco. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64998 | - |
dc.description.abstract | Iniciativas de produção audiovisual por realizadores indígenas são consideradas uma ferramenta de embate narrativo, com traço pedagógico para romper estereótipos e promover acesso a informações sobre diversos modos de viver, além de fortalecer as próprias comunidades. Assim, o presente estudo visa a investigar a produção audiovisual do Coletivo Fulni-ô de Cinema - organização indígena do interior de Pernambuco -, compreendendo suas possíveis contribuições e a identidade indígena nela representada. Como objetivos específicos traçamos: mapear os curtas e médias-metragens produzidos; analisar as temáticas tratadas nas obras; identificar se há perspectivas e enfoques divergentes e opostos ao modelo de sociedade colonial ocidental, e quais seriam. Para tanto, a presente pesquisa baseia-se na etnografia da tela proposta por Rial (1995) e em enfoques da sociologia da imagem desenvolvida por Cusicanqui (2015). O referencial teórico tem como autores fundamentais: Quijano (2005), Lander (2005), Calvet (2007), Shohat e Stam (2006) e Krenak (2019). Foram analisados os filmes: Yoonhale - a palavra dos Fulni-ô (2013, 45min), Guardiões de um Tesouro Linguístico (2021, 15min), e Xixiá, mestre dos cânticos Fulni-ô (2022, 20min). Encontrou-se uma identidade indígena dividida entre dois mundos, mas com fortes distinções entre eles, uma centralidade no conteúdo referente à língua nativa Yaathe, bem como na importância das memórias e histórias contadas pelos anciãos para a comunidade | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Fulni-Ô | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Giro decolonial latino-americano | pt_BR |
dc.subject | Teorias indígenas do Bem Viver | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | Produção audiovisual do coletivo Fulni-ô de cinema : representações de uma identidade indígena em pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0668671422037486 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2674194888709803 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Iniciativas de produção audiovisual por realizadores indígenas são consideradas uma ferramenta de embate narrativo, com traço pedagógico para romper estereótipos e promover acesso a informações sobre diversos modos de viver, além de fortalecer as próprias comunidades. Assim, o presente estudo visa a investigar a produção audiovisual do Coletivo Fulni-ô de Cinema - organização indígena do interior de Pernambuco -, compreendendo suas possíveis contribuições e a identidade indígena nela representada. Como objetivos específicos traçamos: mapear os curtas e médias-metragens produzidos; analisar as temáticas tratadas nas obras; identificar se há perspectivas e enfoques divergentes e opostos ao modelo de sociedade colonial ocidental, e quais seriam. Para tanto, a presente pesquisa baseia-se na etnografia da tela proposta por Rial (1995) e em enfoques da sociologia da imagem desenvolvida por Cusicanqui (2015). O referencial teórico tem como autores fundamentais: Quijano (2005), Lander (2005), Calvet (2007), Shohat e Stam (2006) e Krenak (2019). Foram analisados os filmes: Yoonhale - a palavra dos Fulni-ô (2013, 45min), Guardiões de um Tesouro Linguístico (2021, 15min), e Xixiá, mestre dos cânticos Fulni-ô (2022, 20min). Encontrou-se uma identidade indígena dividida entre dois mundos, mas com fortes distinções entre eles, uma centralidade no conteúdo referente à língua nativa Yaathe, bem como na importância das memórias e histórias contadas pelos anciãos para a comunidade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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