Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64974
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | SOARES, Maria Alice de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T12:23:03Z | - |
dc.date.available | 2025-08-11T12:23:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-07 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Maria Alice de Melo. A Educação Física no Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade e Habilidades Motoras Básicas: equilíbrio e lateralidade. 2025. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64974 | - |
dc.description.abstract | As habilidades motoras básicas são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes durante os anos iniciais do ensino fundamental, especialmente quando estimuladas de forma bem planejada e estruturada nas aulas de Educação Física. Nesse contexto, a psicomotricidade, que integra movimento, emoções e pensamento, torna-se uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento dessas habilidades, com ênfase no equilíbrio e na lateralidade. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica integrativa de abordagem qualitativa, com buscas realizadas em bases de dados como PubMed, Athena (Repositório Institucional da UFPE), Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O objetivo foi aprofundar a compreensão sobre como as aulas de Educação Física contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas em crianças de 6 a 10 anos, destacando o equilíbrio e a lateralidade. A revisão evidenciou que essa fase da vida é especialmente propícia para o desenvolvimento motor, pois a prática psicomotora, quando aplicada corretamente, promove avanços no desempenho físico, cognitivo, emocional e social do indivíduo. Além da sala de aula, essa prática, aliada à dedicação do professor de Educação Física, possibilita que os alunos vivenciem experiências que ampliam seu repertório motor, fortalecendo seu desenvolvimento integral e contribuindo para uma formação consciente e consistente. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Habilidades motoras básicas | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Física para crianças | pt_BR |
dc.title | A educação física no desenvolvimento motor e psicomotricidade e habilidades motoras básicas: equilíbrio e lateralidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4689464731488473 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Basic motor skills are essential for the comprehensive development of students during the early years of elementary school, especially when stimulated in a well-planned and structured manner in Physical Education classes. In this context, psychomotor skills, which integrate movement, emotions, and thought, become a valuable tool for developing these skills, with an emphasis on balance and laterality. This study consists of an integrative literature review with a qualitative approach, with searches conducted in databases such as PubMed, Athena (UFPE Institutional Repository), CAPES Journal Portal, and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The objective was to deepen the understanding of how Physical Education classes contribute to the development of basic motor skills in children aged 6 to 10, highlighting balance and laterality. The review highlighted that this stage of life is especially conducive to motor development, as psychomotor practice, when applied correctly, promotes improvements in an individual's physical, cognitive, emotional, and social performance. Beyond the classroom, this practice, combined with the dedication of the Physical Education teacher, allows students to experience experiences that expand their motor repertoire, strengthening their overall development and contributing to conscious and consistent training. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Alice de Melo Soares.pdf | 561,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons