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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64963

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Título: Relação entre o conceito capes dos programas de mestrados acadêmicos em ciências contábeis e as características científicas e acadêmicas dos discentes e egressos
Autor(es): NUNES, Priscila Pontes
Palavras-chave: Conceito CAPES; Características Científicas; Características Acadêmicas; Mestrado Acadêmico.
Data do documento: 28-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NUNES, Priscila Pontes. Relação entre o conceito capes dos programas de mestrados acadêmicos em ciências contábeis e as características científicas e acadêmicas dos discentes e egressos. Tese (Doutorado Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo deste estudo é verificar a relação entre o Conceito CAPES dos programas de mestrados acadêmicos em Ciências Contábeis e as características científicas e acadêmicas dos indivíduos que ingressaram nestes programas. Para isto, foram coletados na Plataforma Sucupira dados de 28 programas, como o Conceito CAPES; a região geográfica do programa; e se a instituição é federal, estadual ou municipal; e dados de até 3.690 indivíduos que ingressaram em algum destes programas durante os anos de 2010 e 2021, como a idade; o ano de ingresso; se finalizou o mestrado e em quantos meses; se entrou e finalizou algum doutorado. Após a coleta na Plataforma Sucupira, o segundo passo foi extrair do currículo Lattes informações sobre as publicações realizadas em cada ano a partir da entrada no mestrado, com data limite até dezembro de 2024. Com isso, a análise científica teve 12.940 observações e a análise acadêmica teve 3.690 observações, cujas análises foram realizadas a partir de regressões MQO e Logit. Os resultados indicaram que quanto maior o Conceito CAPES dos programas: menos os indivíduos publicam em revistas de Qualis A, B e C; menos pontuam em Qualis A e B; menor é a proporção entre a pontuação de revistas A e B; mais tempo levam para se formarem; menor é a probabilidade de concluírem o mestrado; e maior é a probabilidade de entrarem em um doutorado. De acordo com a Teoria do Capital Humano estes resultados não eram esperados. Em análises adicionais foi percebido que o resultado não esperado só persiste quando as outras variáveis explicativas estão nas regressões, ou seja, quando elas são estimadas somente com o Conceito CAPES como variável independente, os resultados ficam alinhados com as hipóteses. Esta troca de sinal pode indicar que o Conceito CAPES não é uma das principais variáveis que explicam as características científicas e acadêmicas, cujo efeito principal pode ser proveniente de questões endógenas, como a dedicação, capacidade e habilidade dos indivíduos. Outra possibilidade é a inconsistência do Conceito CAPES com a verdadeira qualidade do programa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64963
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciências Contábeis

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