Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64958

Share on

Title: Caminhos da polinização : a construção de um jogo pedagógico como ferramenta na aprendizagem de temas de botânica
Authors: MILANEZ, Denise Venâncio
Keywords: Sequência Didática Investigativa; Botânica; Polinização; Recurso didático
Issue Date: 16-May-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MILANÊZ, Denise Venâncio. Caminhos da polinização : a construção de um jogo pedagógico como ferramenta na aprendizagem de temas de botânica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025
Abstract: O ensino de Botânica na educação básica enfrenta desafios relacionados à superficialidade e à falta de interesse dos alunos, o que destaca a importância da busca, por parte do professor, de metodologias mais dinâmicas para melhorar sua prática docente. Este trabalho teve como objetivo desenvolver, juntamente com os estudantes, através de uma Sequência Didática de caráter investigativo, um jogo pedagógico como ferramenta para o ensino de polinização. A abordagem incluiu a criação e montagem do jogo pelos próprios alunos, com o intuito de proporcionar maior engajamento e participação durante as aulas, além de promover uma aprendizagem mais efetiva. A avaliação da eficácia do recurso pedagógico inclui questionários de pré-teste e pós-teste, além de observação contínua ao longo do processo, permitindo uma análise abrangente do progresso de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram melhora significativa na compreensão do conteúdo, confirmando o potencial dos jogos pedagógicos como estratégias inovadoras e eficazes para tornar o ensino de Botânica mais dinâmico e atrativo.
Description: .
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64958
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Denise Venancio Milanez.pdf10,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons