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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64950

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dc.contributor.advisorBOTLER, Alice Miriam Happ-
dc.contributor.authorSANTANA, Gabriel Lopes de-
dc.date.accessioned2025-08-08T13:34:10Z-
dc.date.available2025-08-08T13:34:10Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationSANTANA, Gabriel Lopes de. Escola em rede: bibliotecas comunitárias e as demandas sobre a gestão escolar. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64950-
dc.description.abstractA pesquisa que embasa esta dissertação teve por objetivo analisar a gestão escolar a partir da interação com projetos e ações desenvolvidas pela comunidade, focalizando especificamente bibliotecas comunitárias nas cidades de Olinda e Recife - Pernambuco, e as repercussões das políticas educacionais de cunho neoliberal que apontam para o estabelecimento de parcerias e articulações inseridas no contexto das sociedades em rede. Dentre os conceitos que pautam a presente análise, tomamos as noções de redes sociais (CASTELLS, 1999; MARTELETTO, 1998, MARTINS, 2009), comunidades de aprendizagem (MELLO, 1997; TORRES, 2001), escola em rede (ENGUITA, 2005), organização escolar como anarquia organizada (COSTA, 1998), gestão escolar e educacional (BOTLER, 2004; MARQUES, 2009), gestão social (FREITAS, 2011), democracia (MARQUES, 2009; MATOS, 2006). Estes conceitos nos auxiliam a desenvolver um estudo empírico a respeito das relações entre escolas e bibliotecas comunitárias em que aplicamos entrevistas aos sujeitos implicados na relação, tendo como eixos: o perfil dos sujeitos (coordenadores de bibliotecas comunitárias, gestores escolares, professores e estudantes) implicados na relação entre escola e biblioteca comunitária; os sentidos e significados que estes sujeitos atribuem à gestão democrática, escola, biblioteca comunitária, educação, e a interação e relação entre escola e biblioteca. Dentre os resultados, identificamos que a parceria é estabelecida de diversas maneiras em conformidade com as respectivas dinâmicas locais, bem como repercute sob forma de aprendizagens refletindo na construção de uma cultura leitora na escola. Concluímos que assim se formam as comunidades de aprendizagens, a partir de práticas interativas que se estabelecem em dinâmicas peculiares, mas intencionais, a partir de sujeitos reais. Esta dinâmica micropolítica nos auxilia a elucidar caminhos a percorrer na atual conjuntura política educacional, o que valoriza os processos interativos, em detrimento da busca cega por resultados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e Administraçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectBibliotecas comunitáriaspt_BR
dc.titleEscola em rede : bibliotecas comunitárias e as demandas sobre a gestão escolar /pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1365425341518136pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9284144427264959pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxLa investigación que sustenta esta tesis tuvo como objetivo examinar la gestión de la escuela a partir de la interacción con los proyectos y las acciones desarrolladas por la comunidad, centrándose específicamente las bibliotecas comunitárias nas ciudaddes de Olinda y Recife – Pernambuco, y el impacto de las políticas educativas neoliberales que apuntan a asociaciones y juego de conjunto en el contexto de las sociedades de la red. Entre los conceptos que guían este análisis, tomamos la noción de redes sociales (CASTELLS, 1999; MARTELETTO,1998; MARTINS, 2009), las comunidades (MELLO, 1997; TORRES, 2001) el aprendizaje, la creación de redes de la escuela (Enguita, 2005), la organización escolar como la anarquía organizada (COSTA, 1998), la educación y la gestión escolar (BOTLER, 2004; MARQUES, 2009), la gestión social (FREITAS, 2011) , la democracia (MARQUES, 2009; MATOS, 2006). Estos conceptos nos ayudan a desarrollar un estudio empírico sobre la relación entre las escuelas y las bibliotecas de la comunidad en las entrevistas que se aplican a las personas involucradas en la relación con los ejes: el perfil de los sujetos (coordinadores de bibliotecas comunitarias, directores de escuelas, maestros y estudiantes) participaron la relación entre la escuela y la biblioteca de la comunidad; los significados que atribuyen a someter la gestión democrática, la escuela, la biblioteca de la comunidad, la educación, así como la interacción y la relación entre la escuela y la biblioteca. Dentre los resultados, identificamos que la asociación es estabelecido de diversas maneras de acuerdo con las respectivas dinámicas locales, así como se refleja en la forma de aprendizaje de la reflexión sobre la construcción de una cultura de la lectura en la escuela. Así, concluyen que las comunidades de aprendizaje se forman, de las prácticas interactivas que se establecen en dinámica peculiar, pero intencionales, de sujetos reales. Este micro dinámica nos ayuda a dilucidar maneras de ir en el entorno de la política educativa actual, lo que mejora el proceso interactivo, en lugar de la búsqueda ciega de los resultados.pt_BR
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