Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64940

Compartilhe esta página

Título: Do Pós Guerra à Pandemia : A construção da Agenda de Saúde Global na Assembleia Geral da ONU
Autor(es): LOUREIRO, Rennan Pastich
Palavras-chave: Assembleia Geral da ONU; Análise de Redes; Pessoas com deficiência; Direitos Humanos; Pessoas idosas; Efeitos da radiação atômica
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PASTICH, Rennan Loureiro. Do Pós Guerra à Pandemia: A construção da Agenda de Saúde Global na Assembleia Geral da ONU. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo busca identificar e analisar as principais prioridades temáticas de saúde na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) e sua evolução histórica entre 1946 e 2023. Para isso, foram utilizadas análise de redes, análise de clusters e um dicionário de palavras-chave, a fim de explorar a estrutura das redes de citação das resoluções da AGNU. A pesquisa examinou 2.078 resoluções sobre saúde, identificadas dentro de um universo de 19.281. A seleção de palavras-chave mapeou os documentos mais relevantes, enquanto um algoritmo de detecção de clusters permitiu analisar a distribuição temática. A segmentação dos clusters possibilitou estruturar as principais discussões de saúde dentro da AGNU. A análise identificou cinco eixos temáticos para uma investigação histórica detalhada: pessoas com deficiência (PCD), desenvolvimento sustentável e saúde, direitos humanos e saúde, pessoas idosas e os efeitos da radiação atômica. Os resultados indicam que a agenda de saúde na AGNU evolui de forma holística e inclusiva, acompanhando a consolidação dos direitos humanos na ONU. O processo pode ser dividido em três fases históricas; 1946–1970: Dificuldades na implementação dos princípios das cartas fundamentais da ONU; 1970–1990: Expansão da agenda de saúde para agendas específicas; 1990 até os dias atuais: Saúde centrada no indivíduo e desenvolvimento sustentável. O estudo reforça a importância da análise de redes como ferramenta para compreender prioridades temáticas e tendências nas discussões sobre saúde em organismos internacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64940
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rennan Pastich Loureiro.pdf12,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons