Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64870

Comparte esta pagina

Título : Crédito e desenvolvimento econômico : convergência e desigualdade na relação entre crédito e complexidade econômica nos estados brasileiros
Autor : ALENCAR, Lindinaldo Freitas de
Palabras clave : Crédito; Complexidade econômica; Desenvolvimento regional
Fecha de publicación : 13-mar-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALENCAR, Lindinaldo Freitas de. Crédito e desenvolvimento econômico : convergência e desigualdade na relação entre crédito e complexidade econômica nos estados brasileiros. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A relação entre crédito e desenvolvimento econômico é amplamente discutida na literatura econômica, sendo dado ao crédito um importante papel para manutenção e expansão do nível de atividade econômica, com implicações para o desenvolvimento das sociedades. Entretanto, as condições de acesso ao crédito podem variar para diferentes regiões de um mesmo país, impactando no desenvolvimento local. Além disso, trabalhos recentes avançaram no estudo da relação entre desenvolvimento e estrutura produtiva, permitindo examinar o desenvolvimento econômico a partir do nível de complexidade da economia. Desse modo, a presente pesquisa analisou a relação entre o crédito empresarial e a complexidade econômica em nível regional, tendo como enfoque os estados brasileiros no período de 2012 a 2022. Foi desenvolvido um instrumental para mensurar essa relação, de modo que foi possível verificar a existência de diferenças entre os estados brasileiros classificados em níveis de baixa, média e alta complexidade econômica. Os resultados do Índice de Convergência entre Diversificação e Crédito mostraram que há uma forte convergência entre o crédito e as atividades econômicas que são relevantes para uma região ser mais complexa, assim como os resultados da Razão entre crédito e emprego evidenciaram diferenças significativas entre os estados com diferentes níveis de complexidade a partir de 2014. A assimetria entre os níveis de complexidade foi confirmada por meio da aplicação do teste de Análise de Variância para um fator e do teste de Kruskal-Wallis. Testes post-hoc mostraram que as diferenças ocorrem principalmente entre estados menos e mais complexos economicamente. Ademais, enquanto os estados com maior complexidade apresentam maior estabilidade, os menos complexos sofrem de forma acentuada os impactos das flutuações decorrentes do contexto econômico e social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64870
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lindinaldo Freitas de Alencar.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons