Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64859
Compartilhe esta página
Título: | Rede de aprendizagem colaborativa para suporte ao desenvolvimento móvel : um estudo de caso em um ambiente de aprendizagem baseada em desafios |
Autor(es): | PARODES, Rodrigo Adamski |
Palavras-chave: | Aprendizagem Baseada em Desafios; Redes de Aprendizagem Colaborativa; Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis |
Data do documento: | 19-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ADAMSKI, Rodrigo. Rede de aprendizagem colaborativa para suporte ao desenvolvimento móvel: um estudo de caso em um ambiente de aprendizagem baseada em desafios. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | No cenário atual da educação em tecnologia, a necessidade de formar profissionais com autonomia e pensamento inovador tem impulsionado a adoção de metodologias ativas no ensino superior. Entre essas metodologias, Challenge-Based Learning (CBL) tem se destacado ao incentivar que os alunos desenvolvam soluções colaborativas para problemas reais. No entanto, desafios como dificuldades na autoaprendizagem e a falta de interação entre alunos com interesses comuns podem comprometer a experiência educacional. Além disso, muitos estudantes relatam isolamento na jornada de aprendizado, pois os grupos de projeto nem sempre atendem às suas necessidades individuais de suporte e troca de conhecimento. Diante desse contexto e a motivação desta pesquisa em buscar mecanismos de estímulo à colaboração em metodologias ativas, foi investigado como as Redes de Aprendizagem Colaborativa podem contribuir para o ensino de desenvolvimento móvel dentro da CBL. O objetivo foi avaliar se a criação de redes entre alunos com demandas de aprendizado semelhantes pode estimular a colaboração, reduzir a dependência dos mentores e fortalecer o networking entre os participantes. Para isso, um Estudo de Caso foi conduzido em um curso de graduação focado no desenvolvimento de aplicativos iOS, utilizando um algoritmo de clusterização para agrupar estudantes com afinidades acadêmicas e sociais. As redes foram incentivadas a interagir por meio de atividades colaborativas semanais. Os resultados indicaram que 73% dos participantes recorreram à rede para estudar em colaboração pelo menos uma vez, levando a um aumento de 22% na conclusão dos Objetivos de Aprendizado em comparação com alunos que não participaram das redes. Como contribuição, este estudo fornece evidências de que estratégias de aprendizado em rede podem complementar metodologias ativas como a CBL, promovendo um ambiente mais inclusivo e colaborativo. Além disso, a pesquisa aponta caminhos para futuras aplicações deste modelo em contextos educacionais e profissionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64859 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodrigo Adamski Parodes.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons