Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64849

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarbosa, André Antônio-
dc.contributor.authorLima, Luciana Santos de Andrade-
dc.date.accessioned2025-08-05T14:05:38Z-
dc.date.available2025-08-05T14:05:38Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationLima, Luciana Santos de Andrade. Entre ruas da memória e destinos em trânsito: a criação do espaço no cinema de Wong Kar-Wai. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais - Bacharelado) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64849-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso visa investigar a criação do espaço no cinema de Wong Kar-Wai, com enfoque na relação entre a espacialidade, a identidade e os estados emocionais dos personagens. A análise se concentra no filme “Felizes Juntos” (1997), explorando a forma como o diretor utiliza os espaços não apenas como cenário, mas como ferramenta narrativa e simbólica que influencia as experiências e subjetividades dos personagens que habitam seus filmes. A pesquisa fundamenta-se em conceitos teóricos como a produção do espaço de Henri Lefebvre e os “não-lugares” de Marc Augé, além de apontar questões sobre espaços de transição e identidade pós-colonial. Por meio de uma abordagem exploratória, faço uma análise audiovisual de como Wong Kar-Wai constrói sua estética, perspectiva poética e narrativa visual para expressar sentimentos de solidão, pertencimento, amor e transformação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectWong Kar-Waipt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDeslocamentopt_BR
dc.subjectPerspectiva poéticapt_BR
dc.subjectNarrativa visualpt_BR
dc.titleEntre ruas da memória e destinos em trânsito: a criação do espaço no cinema de Wong Kar-Waipt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5925746812245417pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5082481076087246pt_BR
dc.description.abstractxThis Undergraduate Thesis aims to investigate the creation of space in the cinema of Wong Kar-Wai, focusing on the relationship between spatiality, identity, and the emotional states of the characters. The analysis centers on the film Happy Together (1997), exploring how the director uses spaces not only as scenery but as a narrative and symbolic tool that influences the experiences and subjectivities of the characters inhabiting his films. The research is based on theoretical concepts such as the production of space by Henri Lefebvre and Marc Augé’s ‘non-places’, in addition to addressing issues of transitional spaces and postcolonial identity. Through an exploratory approach, I conduct an audiovisual analysis of how Wong Kar-Wai constructs his aesthetics, poetic perspective, and visual narrative to express feelings of loneliness, belonging, love and transformation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduationCAC-Curso de Artes Visuais – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-8707-5302pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Artes Visuais - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luciana Santos de Andrade Lima.pdf4,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons