Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64839
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NÓBREGA, Keise Bastos Gomes da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Karine Gonçalves do Ó | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T17:38:42Z | - |
dc.date.available | 2025-08-04T17:38:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-31 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO,Karine Gonçalves. EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS COM UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL.2025. Trabalho de conclusão de curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64839 | - |
dc.description.abstract | A adolescência caracteriza-se como uma etapa da vida marcada por mudanças biopsicossociais, além de ser presente o interesse em desenvolver independência e autonomia nas atividades de vida diária e participação social. É geralmente nesta fase que ocorrem as primeiras experiências amorosas e sexuais. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo apresentar as contribuições da intervenção terapêutica ocupacional na educação sexual de adolescentes autistas, utilizando uma tecnologia educacional. Trata-se de um estudo de campo de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, num serviço para adolescentes com deficiências. Participaram adolescentes de 13 a 19 anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. A coleta de dados se deu em 3 momentos, inicialmente, os responsáveis foram escutados em suas demandas e esclarecidos sobre a pesquisa, respondendo um questionário de caracterização. Em um segundo momento, realizou-se a intervenção terapêutica ocupacional em educação sexual, utilizando-se a tecnologia educacional, com a coleta de dados feita por meio da observação não participante. No terceiro momento foi feita a coleta de dados sobre a percepção deles quanto à intervenção realizada, por meio de entrevista individual. Através da pesquisa, obteve-se que a tecnologia educacional foi efetiva em seu propósito ao oferecer processos e produtos que viabilizam e potencializam a intervenção em educação sexual e a Terapia ocupacional possui conhecimento e domínio para realizar intervenções em educação sexual ao olhar para as ocupações, desenvolver habilidades, estimular a autonomia e a participação social dos adolescentes autistas, como sujeitos de expressão e de desejos. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes; Educação sexual; Terapia Ocupacional; Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES AUTISTAS COM UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3952215818936617 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adolescence is a stage of life marked by biopsychosocial changes, as well as an interest in developing independence and autonomy in their activities of daily living and social participation. It is generally at this stage that the first love and sexual experiences occur. With this in mind, this study aims to present the contributions of occupational therapy intervention in sex education for autistic young people, using educational technology. This is an exploratory field study, with a qualitative approach, in a service for young adults with disabilities. Adolescents aged between 13 and 19 diagnosed with Autistic Spectrum Disorder took part. Data collection took place in three stages. Initially, those responsible were listened to about their demands and informed about the research, answering a characterization questionnaire. Secondly, an occupational therapy intervention in sex education was carried out, using educational technology, with data collected through non-participant observation.The third step was to collect data on adolescents perceptions of the intervention carried out, by means of an individual interview. The research showed that educational technology was effective in its purpose of offering processes and products that enable and enhance intervention in sex education, and that occupational therapy has the knowledge and mastery to carry out interventions in sex education by looking at occupations, developing skills, stimulating autonomy and the social participation of autistic adolescents, as subjects of expression and desires. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL (DTO) | pt_BR |
dc.degree.graduation | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Karine Gonçalves do Ó Nascimento | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons