Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64836

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROSA, Leandro Montovani da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Wagner Duarte de-
dc.date.accessioned2025-08-04T16:27:20Z-
dc.date.available2025-08-04T16:27:20Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-07-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Wagner Duarte de. Autismo no curso superior de música: mapeamento bibliográfico na Revista da ABEM (2014-2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64836-
dc.description.abstractEste artigo teve como objetivo principal a realização de um mapeamento bibliográfico na Revista da ABEM, visando aferir o que se produziu em relação à temática da Educação Musical Inclusiva, com ênfase na relação entre ensino superior de música e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho teve como objetivos específicos, a compreensão de como o campo da Educação Musical tem agido sobre a inclusão de pessoas com TEA, descrever as principais abordagens metodológicas, temas tratados e os principais autores. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica que teve como desdobramentos procedimentais a análise dos títulos desses artigos, das palavras-chave, dos seus resumos e de suas referências bibliográficas. Os temas norteadores foram: Educação Musical Inclusiva; Educação Inclusiva; Educação Especial; Autismo; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Educação Musical Inclusiva e Ensino Superior. Como resultado, minha pesquisa encontrou 8 artigos que se inseriam dentro do campo da Educação Musical Inclusiva, mas destes, somente 6 tinham ênfase na relação entre música (educação musical) e autismo. Ao final, pude constatar que nenhum desses trabalhos tratava da relação entre o TEA e os cursos superiores de música. Porém, analisando as publicações do meu mapeamento, pude perceber que existe uma leve tendência de interesse pelo tema do autismo e o meu trabalho, em alguma medida, preenche um pouco dessa lacuna.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEducação Musical Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Musical Inclusiva e Ensino Superiorpt_BR
dc.titleAUTISMO NO CURSO SUPERIOR DEMÚSICA: mapeamento bibliográfico na Revista da ABEM (2014-2024)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5684156237023037pt_BR
dc.description.abstractxThis article aimed to conduct a bibliographic mapping in the ABEM Journal, with the objective of assessing what has been produced on the topic of Inclusive Music Education, with an emphasis on the relationship between higher music education and Autism Spectrum Disorder (ASD). The specific objectives of the study were to understand how the field of Music Education has addressed the inclusion of people with ASD, to describe the main methodological approaches, the themes addressed, and the most prominent authors. The methodology used wasbibliographic research, which included procedural steps such as the analysis of article titles, keywords, abstracts, and bibliographic references. The guiding themes were: Inclusive Music Education; Inclusive Education; Special Education; Autism; Autism Spectrum Disorder (ASD); Inclusive Music Education and Higher Education. As a result, my research identified 8 articles that fell within the field of Inclusive Music Education; however, only 6 of them focused on the relationship between music (music education) and autism. In the end, I found that none of these works addressed the relationship between ASD and higher education music programs. Nevertheless, by analyzing the publications included in my mapping, I observed a slight emerging interest in the theme of autism, and my work, to some extent, helps to fill this gap.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wagner Duarte de Oliveira.pdf340,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons