Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64835
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Gilda Lisbôa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Kátia Barros Cabral dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T14:50:08Z | - |
dc.date.available | 2025-08-04T14:50:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Katia Barros Cabral dos. Estudantes autistas em sala de aula comum e representações visuais ou além das aparências: os desafios da inclusão revelados pela DBR. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64835 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido pauta recorrente no contexto educacional provocada pelo aumento considerável de diagnósticos. Estudos que abordam a Educação Matemática Inclusiva com estudantes autistas trazem aspectos voltados para o uso de elementos não verbais e elementos visuais. Deste modo, essa pesquisa teve como objetivo analisar a potencialidade de representações visuais como estratégia de apropriação de informações por estudantes autistas incluídos em turmas do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, esta pesquisa objetivou: a) Analisar o contexto escolar em que está inserido o estudante autista; b) Analisar o que os sujeitos do contexto escolar (professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE e professor da sala de aula comum) demonstram saber e avaliar sobre o ensino de Estatística e inclusão de crianças autistas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e c) Elaborar, desenvolver e analisar uma proposta didática para a interpretação e construção de gráficos de barras em sala de aula comum que tenha estudantes autistas. Para contemplar os objetivos do estudo, conforme os princípios da Design Based Research (DBR), buscou-se identificar e definir o problema de pesquisa, analisando a perspectiva dos coordenadores municipais de Educação Inclusiva e professores de sala de aula comum e de Atendimento Educacional Especializado. Realizamos três ciclos de iteração, nos quais conduzimos revisões de literatura, entrevistamos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores de sala de aula, realizamos observação de aula das turmas participantes da pesquisa, conduzimos intervenções para implementar uma proposta didática focada em interpretação e construção de gráficos, e promovemos reuniões com um grupo de especialistas para redesenho. A proposta didática envolvia quatro atividades, as duas primeiras contextualizando interpretação de gráficos, a terceira solicitando interpretação de dados dispostos em um texto e a quarta atividade solicitando interpretação e construção de um gráfico a partir de dados dispostos em uma tabela. As questões solicitavam a interpretação de dados de ponto máximo, confronto entre hipóteses e dados e análise de conclusão. Ficou evidente que os estudantes autistas nível 1 de suporte que participaram do estudo apresentaram desempenho semelhante aos demais estudantes da sala com relação às questões propostas. A realização de ciclos com estudantes nível 2 de suporte moderado não foi realizada, uma vez que a ausência de dados e a frequência irregular desses alunos não possibilitou a investigação. Ficou explícito que há muito a ser desenvolvido no campo educacional para que sejam propostas intervenções didáticas que incluam autistas na escola e na sala de aula comum. A pesquisa apontou desafios atitudinais na Educação Inclusiva e reforçou a importância de estratégias específicas para atender às nuances individuais dos estudantes autistas. Conclui-se que a efetiva inclusão de estudantes autistas requer adequações em diversos aspectos, com destaque nesse estudo à importância do letramento estatístico acessível. Isso implica em fornecer suporte educacional adequado aos estudantes e suporte profissional aos educadores para ensinar estatística de forma significativa e inclusiva. Além disso, é fundamental reconhecer a complexidade do autismo, promovendo uma abordagem holística que valorize o potencial de cada estudante. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação estatística | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Estudantes autistas em sala de aula comum e representações visuais ou além das aparências: os desafios da inclusão revelados pela DBR | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3704725317679984 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2681053695821897 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) has been a recurring topic in the educational context due to a considerable increase in diagnoses. Studies addressing Inclusive Mathematics Education with autistic students focus on the use of non-verbal and visual elements. Thus, this research aimed to analyze the potential of visual representations as a strategy for information appropriation by autistic students included in 5th-grade classes of the early years of Elementary School. Specifically, this study aimed to: a) Analyze the school context in which the autistic student is inserted; b) Analyze what the subjects of the school context (Specialized Educational Assistance - SEA teacher and regular classroom teacher) demonstrate to know and evaluate about the teaching of Statistics and inclusion of autistic children in the early years of Elementary School; and c) Develop and analyze a didactic proposal for the interpretation and construction of bar graphs in regular classrooms with autistic students. To address the study's objectives, according to the principles of Design- Based Research (DBR), we sought to identify and define the research problem by analyzing the perspective of municipal coordinators of Inclusive Education and teachers from regular classrooms and Specialized Educational Assistance. We conducted three cycles of iteration, during which we conducted literature reviews, interviewed Specialized Educational Assistance (SEA) teachers and regular classroom teachers, observed classes of the participating research groups, implemented interventions to focus on interpreting and constructing graphs, and held meetings with a group of specialists for redesign. The didactic proposal involved four activities, the first two contextualizing graph interpretation, the third requesting interpretation of data presented in a text, and the fourth activity requesting interpretation and construction of a graph from data presented in a table. The questions asked for interpretation of maximum point data, comparison between hypotheses and data, and conclusion analysis. It was evident that level 1 autistic students who participated in the study showed performance similar to other students in the class regarding the proposed questions. The cycles with level 2 students with moderate support were not carried out, as the absence of data and irregular attendance of these students did not allow for investigation. It became clear that much needs to be developed in the educational field to propose didactic interventions that include autistic students in school and in regular classrooms. The research pointed out attitudinal challenges in Inclusive Education and reinforced the importance of specific strategies to address the individual nuances of autistic students. It is concluded that the effective inclusion of autistic students requires adjustments in various aspects, with particular emphasis in this study on the importance of accessible statistical literacy. This implies providing adequate educational support to students and professional support to educators to teach statistics in a meaningful and inclusive way. Furthermore, it is essential to recognize the complexity of autism, promoting a holistic approach that values the potential of each student. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7001703570357441 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Katia Barros Cabral dos Santos.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons