Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64806

Share on

Title: Software Project Framework (SPF) na prática: aplicação das dimensões em documentação de um projeto de sistema de informação.
Authors: SILVA, Maria Geyzianny de Sousa
Keywords: software project framework; documentação; entregável; dimensões; gestão; sistema
Issue Date: 9-Apr-2025
Citation: SILVA, Maria Geyzianny de Sousa. Software Project Framework (SPF) na prática: aplicação das dimensões em documentação de um projeto de sistema de informação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho investiga a aplicação prática do Software Project Framework (SPF) em um projeto de desenvolvimento de software, com foco na análise de suas 14 dimensões ao longo das fases de documentação de um sistema de informação. O estudo se configura como um estudo de caso realizado com a empresa júnior CITi, da Universidade Federal de Pernambuco, e utiliza a análise da documentação dos entregáveis do projeto para identificar como as dimensões do SPF se manifestam em cada etapa do ciclo de vida do sistema. A pesquisa adota a metodologia do Pensamento Computacional para organizar e interpretar os dados, explorando as fases de Imersão, Ideação e Final. Os resultados demonstram que todas as dimensões do SPF estão presentes no projeto, sendo que algumas se destacam em diferentes fases, como Complexidade, Incerteza, Conhecimento, Aprendizado, e Liderança. A conclusão aponta que o SPF pode ser uma ferramenta útil para a análise e gestão de projetos de software, validando sua aplicação prática e sugerindo direções para futuras pesquisas em contextos diversos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64806
Appears in Collections:(TCC) - Sistemas da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Geyzianny de Sousa Silva.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons