Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64757
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SERAFIM, Simone Maria de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T16:34:11Z | - |
dc.date.available | 2025-07-31T16:34:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-30 | - |
dc.identifier.citation | SERAFIM, Simone Maria de Morais. Recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino de genética: uma análise dos anais do conedu. 2025. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64757 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo analisar recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino de Genética em trabalhos publicados nos Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). O ensino da Genética por vezes, possui dificuldades de aprendizagem para os alunos, buscou-se então superar esse obstáculo por meio da utilização de recursos e estratégias diferenciadas, visando um melhor ensino. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, considerou as edições do congresso entre os anos de 2014 a 2024. Ao longo de 10 edições do CONEDU, foram encontrados 59 trabalhos que atendiam ao objetivo do presente estudo, nos quais foram identificados diferentes recursos e estratégias relacionados ao conteúdo, como jogos didáticos, sequências didáticas, oficinas, mapas mentais, uso de animes, modelos didáticos, aplicativos móveis e aulas práticas. Os recursos com maior representatividade foram os jogos, aulas práticas e modelos didáticos, sendo a IX edição, realizada em 2023, o maior destaque em número de publicações. Diante disso, é necessário refletir sobre a importância da diversificação metodológica e da inovação na prática educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | Recursos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino de genética: uma análise dos anais do conedu | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA FILHO, Teone Pereira da | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1128885669004086 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to analyze didactic-pedagogical resources and strategies for teaching Genetics in works published in the Annals of the National Education Congress (CONEDU). The teaching of Genetics sometimes presents learning difficulties for students, so we sought to overcome this obstacle through the use of differentiated resources and strategies, aiming at better teaching. The research had a qualitative and quantitative approach, considered the editions of the congress between the years 2014 to 2024. Over the course of 10 editions of CONEDU, 59 works were found that met the objective of the present study, in which different resources and strategies related to the content were identified, such as didactic games, didactic sequences, workshops, mind maps, use of anime, didactic models, mobile applications and practical classes. The resources with the greatest representation were games, practical classes and didactic models, with the IX edition, held in 2023, being the greatest highlight in number of publications. Therefore, it is necessary to reflect on the importance of methodological diversification and innovation in educational practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9888157348760370 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Maria de Morais Serafim.pdf | 940,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons