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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64750
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Título: | Utilização de sequência didática na compreensão da contaminação por plásticos e microplásticos no ambiente marinho |
Autor(es): | SENA, Milena Araújo |
Palavras-chave: | Poluição por plásticos; Microplásticos; Sequência Didática |
Data do documento: | 13-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SENA, Milena Araujo. Utilização de sequência didática na compreensão da contaminação por plásticos e microplásticos no ambiente marinho. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Abstract: | A poluição do ambiente aquático por plásticos e microplásticos é um assunto de suma importância para ser trabalhado na comunidade escolar, visto que as ações de alunos, professores e familiares, interferem diretamente nessa poluição e no ecossistema aquático. Os microplásticos são pequenas partículas de plástico, geralmente com menos de cinco milímetros de diâmetro, que estão presentes em diversos ambientes, desde oceanos, rios, lagos, solos e até mesmo no ar. Essas partículas de microplástico representam uma preocupação crescente devido aos seus potenciais impactos ambientais e à saúde humana. Esse trabalho foi realizado na Escola Municipal em Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão de responsabilidade da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a maior parte dos estudantes residem ou estão inseridos na comunidade da Borborema, situada a poucos metros da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes e da praia de Boa Viagem em Recife-PE. O objetivo principal do trabalho é contribuir para a percepção por parte dos alunos, sobre as consequências da poluição por plástico e microplásticos, através da aplicação de uma sequência didática. A sequência didática foi aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, contendo 40 estudantes, que possui uma média de onze e doze anos de idade. Para realização dessa sequência, foram trabalhadas 8 aulas, sendo 4 módulos com aulas geminadas de 50 min cada. A sequência didática procurou colocar os alunos como agentes inseridos no ambiente obtendo o conhecimento necessário sobre a origem, distribuição e impactos dos microplásticos e plásticos e as melhores estratégias para mitigar o problema. A fim de avaliar a eficácia da sequência didática foi aplicado um questionário aos alunos, antes e depois da sequência didática, o que permitiu concluir que houve aprendizagem significativa. A sequência didática permitiu aos alunos um aprofundamento no tema de plásticos e microplásticos despertando a curiosidade, criticidade e ludicidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64750 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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