Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64750
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Helotonio de | - |
dc.contributor.author | SENA, Milena Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T14:58:34Z | - |
dc.date.available | 2025-07-31T14:58:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
dc.identifier.citation | SENA, Milena Araujo. Utilização de sequência didática na compreensão da contaminação por plásticos e microplásticos no ambiente marinho. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64750 | - |
dc.description.abstract | A poluição do ambiente aquático por plásticos e microplásticos é um assunto de suma importância para ser trabalhado na comunidade escolar, visto que as ações de alunos, professores e familiares, interferem diretamente nessa poluição e no ecossistema aquático. Os microplásticos são pequenas partículas de plástico, geralmente com menos de cinco milímetros de diâmetro, que estão presentes em diversos ambientes, desde oceanos, rios, lagos, solos e até mesmo no ar. Essas partículas de microplástico representam uma preocupação crescente devido aos seus potenciais impactos ambientais e à saúde humana. Esse trabalho foi realizado na Escola Municipal em Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão de responsabilidade da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a maior parte dos estudantes residem ou estão inseridos na comunidade da Borborema, situada a poucos metros da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes e da praia de Boa Viagem em Recife-PE. O objetivo principal do trabalho é contribuir para a percepção por parte dos alunos, sobre as consequências da poluição por plástico e microplásticos, através da aplicação de uma sequência didática. A sequência didática foi aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, contendo 40 estudantes, que possui uma média de onze e doze anos de idade. Para realização dessa sequência, foram trabalhadas 8 aulas, sendo 4 módulos com aulas geminadas de 50 min cada. A sequência didática procurou colocar os alunos como agentes inseridos no ambiente obtendo o conhecimento necessário sobre a origem, distribuição e impactos dos microplásticos e plásticos e as melhores estratégias para mitigar o problema. A fim de avaliar a eficácia da sequência didática foi aplicado um questionário aos alunos, antes e depois da sequência didática, o que permitiu concluir que houve aprendizagem significativa. A sequência didática permitiu aos alunos um aprofundamento no tema de plásticos e microplásticos despertando a curiosidade, criticidade e ludicidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Poluição por plásticos | pt_BR |
dc.subject | Microplásticos | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.title | Utilização de sequência didática na compreensão da contaminação por plásticos e microplásticos no ambiente marinho | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0239999029131898 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3267843405581248 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The pollution of aquatic environments by plastics and microplastics is an extremely important topic to be addressed within the school community, given that the actions of students, teachers, and families directly impact this pollution and the aquatic ecosystem. Microplastics are small plastic particles, usually less than five millimeters in diameter, which are present in various environments, including oceans, rivers, lakes, soils, and even the air. These microplastic particles represent a growing concern due to their potential environmental impacts and effects on human health. This project was carried out at the Bartolomeu de Gusmão Full-Time Municipal School, under the responsibility of the Jaboatão dos Guararapes city government. Most of the students reside in or are part of the Borborema community, located just a few meters from Piedade Beach in Jaboatão dos Guararapes and also near Boa Viagem Beach in Recife, PE. The main objective of the project was to raise students’ awareness of the consequences of plastic and microplastic pollution through the implementation of a didactic sequence. The didactic sequence was applied to a seventh-grade class in elementary school, consisting of 40 students with an average age of eleven to twelve years old. For the implementation of this sequence, eight lessons were conducted, divided into four modules, with paired 50-minute classes for each module. The didactic sequence aimed to position the students as active agents within the environment, providing them with the necessary knowledge about the origin, distribution, and impacts of plastics and microplastics, as well as the best strategies to mitigate the problem. To assess the effectiveness of the didactic sequence, a questionnaire was administered to the students before and after the sequence, allowing the conclusion that significant learning took place. The didactic sequence enabled students to deepen their understanding of the topic of plastics and microplastics, fostering curiosity, critical thinking, and playfulness. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Milena Araújo Sena.PDF | 3,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons