Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64738

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORTEZ, Suzana Leite-
dc.contributor.authorCOSTA, Cássia Fernanda de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-07-31T12:42:42Z-
dc.date.available2025-07-31T12:42:42Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Costa, Cassia Fernanda de. A Construção multissemiótica do ponto de vista através das intertextualidades : uma análise textual-discursiva de propagandas eleitorais digitais. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64738-
dc.description.abstractNa esteira da interdisciplinaridade que caracteriza a Linguística textual (LT) brasileira, esta tese visa a contribuir para o progresso das discussões que aliam a LT à teoria do Ponto de Vista (PDV), concebida por Alain Rabatel (2016; 2021). A noção de PDV desenvolvida por Rabatel amplia a perspectiva literária da focalização narrativa, de forma a conferir ao PDV um cunho enunciativo-interacional e possibilitar sua articulação a análises de natureza textual-discursiva. Nessa perspectiva, o estudo do PDV evidencia a construção textual dos objetos de discurso, sempre vinculada a um centro de perspectiva. A partir desse entendimento, Cortez (2011) demonstra que o PDV consiste em um dispositivo teórico produtivo para o estudo da argumentatividade dos textos, sobretudo quando aliado às categorias de análise da LT. Com base na proposta da autora, nossa pesquisa busca dar um passo adiante, assumindo o PDV como uma categoria analítica da textualidade. Assim, tomamos o PDV como categoria textual-discursiva transversal, que atravessa e se materializa nas demais categorias. Para este estudo, centramos nossa análise nas relações entre PDV e intertextualidade, explorando como o diálogo entre textos contribui para a representação de perspectivas, pensamentos, ações e opiniões. Em linhas gerais, compreendemos a intertextualidade como um fenômeno textual-discursivo que abarca a relação entre textos, gêneros e estilos (Carvalho, 2018). Nas pesquisas contemporâneas em LT, a intertextualidade tem sido analisada não somente em textos predominantemente verbais, mas também naqueles constituídos de outras semioses (Carvalho, 2018; Mozdzenski, 2016), uma vez que a multissemiose é considerada um dos fatores inerentes ao texto, assim como a argumentação (Dionisio, 2007; Cavalcante et alii., 2020). Apesar dos avanços já alcançados pela LT brasileira, as análises que focalizam a articulação entre LT e PDV, de que se tem conhecimento até então, vêm contemplando majoritariamente a semiose verbal. Assim, objetivando contribuir para o preenchimento dessa lacuna, propomo-nos a analisar como é mobilizada a intertextualidade para a construção do PDV em propagandas eleitorais digitais em vídeo — textos eminentemente multissemióticos — publicadas no YouTube durante a campanha presidencial de 2022. As análises apontam que os elementos imagéticos e sonoros atuam junto aos linguísticos para a produção de sentidos nas propagandas e, assim, têm papel fundamental para o estabelecimento das relações intertextuais a partir das quais os PDVs dos enunciadores em jogo são multissemioticamente evidenciados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectPonto de Vistapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectMultissemiosept_BR
dc.subjectPropagandas Eleitoraispt_BR
dc.titleA Construção multissemiótica do ponto de vista através das intertextualidades : uma análise textual-discursiva de propagandas eleitorais digitaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2957923294529732pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxAligned with the interdisciplinarity that defines Brazilian Textual Linguistics (LT), this thesis seeks to contribute to advancing discussions that bridge LT with Alain Rabatel’s (2016; 2021) theory of Point of View (POV). Rabatel’s notion of POV extends beyond the literary concept of narrative focalization, giving it an enunciative-interactional dimension that enables its application to textual-discursive analyses. In this perspective, the POV highlights the textual construction of discourse objects, consistently associated with a center of perspective. Building on this understanding, Cortez (2011) demonstrates that POV is a productive theoretical framework for examining text argumentativity, particularly when combined with LT’s analytical categories. Extending her proposal, our research takes a further step by treating POV as an analytical category of textuality. We, therefore, consider POV a transversal textual-discursive category, intersecting and materializing through other categories. This study focuses on the relationship between POV and intertextuality, exploring how textual dialogue contributes to representing perspectives, thoughts, actions, and opinions. Generally, we conceive intertextuality as a textual-discursive phenomenon encompassing relationships between texts, genres, and styles (Cavalcante; Faria; Carvalho, 2017; Carvalho, 2018). Contemporary LT research has examined intertextuality not only in primarily verbal texts but also in multimodal ones (Carvalho, 2018; Mozdzenski, 2016), given that multisemiosis is seen as inherent to text, along with argumentation (Dionisio, 2007; Cavalcante et al., 2020). Despite the strides made by Brazilian LT, analyses connecting LT and POV largely address verbal semiosis. Aiming to address this gap, we analyze how intertextuality is mobilized to construct POV in digital electoral advertisements—texts rich in multisemiotic elements—published on YouTube during the 2022 presidential campaign. Our analyses reveal that visual and sound elements complement linguistic ones in producing meaning within these ads, playing a fundamental role in establishing intertextual relations through which the POV of the enunciators involved are multisemiotically conveyed.pt_BR
dc.description.abstractxDans le sillage de l’interdisciplinarité qui caractérise la Linguistique Textuelle (LT) brésilienne, cette thèse vise à contribuer à l’avancement des discussions qui associent la LT à la théorie du Point de Vue (PDV), développée par Alain Rabatel (2016 ; 2021). La notion de PDV élaborée par Rabatel élargit la perspective littéraire de la focalisation narrative en lui conférant une dimension énonciative-interactionnelle, permettant ainsi son articulation avec des analyses de nature textuelle-discursive. Dans cette perspective, l’étude du PDV met en évidence la construction textuelle des objets du discours, toujours liée à un centre de perspective. Partant de cette compréhension, Cortez (2011) démontre que le PDV constitue un outil théorique productif pour l’étude de l’argumentativité des textes, notamment lorsqu’il est associé aux catégories d’analyse de la LT. En nous basant sur la proposition de cette autrice, notre recherche ambitionne d’aller plus loin en adoptant le PDV comme une catégorie analytique de la textualité. Ainsi, nous considérons le PDV comme une catégorie textuelle-discursive transversale, qui traverse et se matérialise à travers les autres catégories. Dans cette étude, nous centrons notre analyse sur les relations entre PDV et intertextualité, en explorant comment le dialogue entre les textes contribue à la représentation de perspectives, de pensées, d’actions et d’opinions. De manière générale, nous comprenons l’intertextualité comme un phénomène textuel-discursif englobant la relation entre textes, genres et styles (Carvalho, 2018). Dans les recherches contemporaines en LT, l’intertextualité a été analysée non seulement dans des textes principalement verbaux, mais aussi dans ceux constitués d’autres sémiotiques (Carvalho, 2018; Mozdzenski, 2016), étant donné que la multisémiose est considérée comme un facteur inhérent au texte, au même titre que l’argumentation (Dionisio, 2007; Cavalcante et al., 2020). Malgré les avancées déjà réalisées par la LT brésilienne, les analyses qui explorent l’articulation entre LT et PDV, à notre connaissance, ont jusqu’à présent majoritairement porté sur la sémiotique verbale. Afin de contribuer à combler cette lacune, nous nous proposons d’analyser la manière dont l’intertextualité est mobilisée pour la construction du PDV dans des propagandes électorales numériques – textes fondamentalement multisémiotiques – publiées sur YouTube pendant la campagne présidentielle de 2022. Nos analyses montrent que les éléments iconiques et sonores interagissent avec les éléments linguistiques dans la production de sens des propagandes et jouent ainsi un rôle fondamental dans l’établissement des relations intertextuelles à travers lesquelles les PDV des énonciateurs en jeu sont multisémiotiquement mis en évidence.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Cássia Fernanda de Oliveira Costa.pdf86,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons