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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64733

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Título: Validação de modelo didático de baixo custo no processo de ensino-aprendizagem da anatomia
Autor(es): FERREIRA, Ana Darla da Silva
Palavras-chave: Recurso educacional; Modelo didático; Anatomia
Data do documento: 17-Mar-2025
Citação: FERREIRA, Ana Darla da Silva. Validação de modelo didático de baixo custo no processo de ensino-aprendizagem da anatomia. 2025. 33 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A prática de dissecação cadavérica ainda enfrenta obstáculos significativos, especialmente no caso dos músculos faciais, que estão diretamente fixados à pele. Esse tipo de dissecação não é amplamente realizada nas instituições de ensino superior no Brasil. Além das dificuldades inerentes, é incomum encontrar modelos didáticos acessíveis e de baixo custo que representem os músculos da face de forma eficaz. Com base nesses aspectos, é possível criar métodos inovadores que promovam o ensino-aprendizagem de forma lúdica e acessível, especialmente para as redes públicas de ensino. Objetivo: Validar o desenvolvimento de uma inovação metodológica sobre o ensino da anatomia humana, no formato de modelo didático, dos músculos da mímica facial. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de validação e abordagem quantitativa na qual se realizou a validação operacional de conteúdo do instrumento elaborado, alem do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e da avaliação intraespecialistas no cálculo de Gwet AC2, através da montagem de um modelo didático dos músculos da face humana. E coletado mediante o contato através do formulário do Google Forms. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo mostrou-se quase perfeita para aspecto visual (0,90), custo-benefício (0,98), nível de dificuldade (0,96) e autonomia no manuseio (0,98). No cálculo de Gwet AC2, a concordância foi substancial para as questões 1 (0,88), 2 (0,87) e para questão 3 do formulário o índice (0,90). Conclusão: O estudo validou o conteúdo de um modelo didático inovador para o ensino da anatomia humana, focado nos músculos da mímica facial. A modelagem em Biscuit, fixada em um crânio humano com ímãs, mostrou quase perfeita concordância entre especialistas nos aspectos visual, custo-benefício, nível de dificuldade e autonomia no manuseio. O uso de cores variadas ajudou na distinção dos músculos além de tornar o modelo mais lúdico, possibilitando uma melhor transmissão de conhecimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64733
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

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