Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64718
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Murilo Artur Araújo da | - |
dc.contributor.author | ANJOS, Cristiano Cosme Santos dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T13:11:20Z | - |
dc.date.available | 2025-07-25T13:11:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Cristiano Cosme Santos dos. A coleção da Comissão do Livro Técnico e Didático (COLTED) da Biblioteca Central da UFPE: elementos de proveniência. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64718 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a Coleção do Livro Técnico e Didático (COLTED), localizada na Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com foco na identificação de elementos de proveniência e na sua constituição como acervo fundador da instituição. O objetivo principal é caracterizar a trajetória de formação da coleção e sua integração ao processo de criação da Biblioteca Central da UFPE. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e descritiva, utilizando estudo de caso e análise histórica como procedimentos metodológicos. O corpus da pesquisa é composto por 327 títulos e 783 exemplares catalogados no sistema Pergamum, analisados a partir de marcas de proveniência, como carimbos, etiquetas, dedicatórias e anotações, que revelam os percursos institucionais dos livros. Os resultados evidenciam que a COLTED ultrapassa seu papel como coleção didática, configurando-se como um conjunto representativo da memória educacional e institucional da UFPE. Além de demonstrar as estratégias de preservação e organização de acervos especiais, o estudo contribui para o reconhecimento do valor histórico, simbólico e documental das coleções formadoras das bibliotecas universitárias públicas no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Comissão do Livro Técnico e Didático (COLTED) | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca central da UFPE | pt_BR |
dc.subject | Marcas de proveniência | pt_BR |
dc.title | A coleção da Comissão do Livro Técnico e Didático (COLTED) da Biblioteca Central da UFPE: elementos de proveniência | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5554316024628146 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2565474279842382 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to characterize the provenance of the books from the Technical and Didactic Book Collection (COLTED) and the elements that contributed to its formation within the context of the establishment of the Central Library of the Federal University of Pernambuco (UFPE). The specific objectives are to identify provenance marks present in the collection's volumes, in order to understand the institutional trajectories of these books, and to reconstruct the historical process of creating the Central Library and its relationship with COLTED as a foundational collection. This is a qualitative, bibliographic, and descriptive research, based on a case study and historical analysis. The corpus consists of 327 titles and 783 volumes cataloged in the Pergamum system, analyzed through marks such as stamps, labels, annotations, and handwritten dedications. The results show that the COLTED collection goes beyond its role as a didactic tool, constituting a significant element of UFPE’s institutional memory and of Brazilian educational history. The study also highlights the symbolic, documentary, and historical value of the collection, reinforcing the importance of preservation practices and the recognition of special collections in public university libraries. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cristiano Cosme Santos dos Anjos.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons