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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64707

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Rosiane Pereira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Camila da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-25T12:45:56Z-
dc.date.available2025-07-25T12:45:56Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Camila da Silva. Gestão digital de processos no Sipac : proposição de melhoria para a atividade dos servidores da seção de funções de confiança da PROGEPE/UFPE. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64707-
dc.description.abstractA praticidade na utilização de um sistema de informação é primordial para o desempenho eficaz e eficiente das atividades em uma organização. Além disso, para garantir um equilíbrio entre o conforto dos usuários e a produtividade, é necessário que as decisões sobre gestão da informação e da tecnologia estejam alinhadas ao bem estar dos profissionais. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo analisar a atividade processual realizada por servidores da PROGEPE/UFPE na interface do SIPAC, fundamentada na Teoria da Atividade e na usabilidade, a fim de propor um Procedimento Operacional Padrão e melhorias na interface. Os dados foram levantados por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, realizada em três etapas: 1) levantamento de literatura; 2) entrevista semiestruturada com a população de cinco servidores da PROGEPE - Seção de Funções de Confiança - para compreender as atividades realizadas na unidade e o papel do SIPAC, com base na Teoria da Atividade; 3) realização de teste de usabilidade. Os dados foram sistematizados e analisados, revelando algumas barreiras à usabilidade relacionadas ao fluxo de processos e ao trato com os documentos digitais no sistema. Os principais desafios identificados foram a ausência de um manual de padronização das atividades no setor, dificuldades no acesso e consulta de documentos no SIPAC, falta de integração com outros sistemas, ausência de padronização dos caminhos na interface e baixa praticidade para incluir documentos em processos no sistema. Como produto final, foi gerado um Procedimento Operacional Padrão para auxiliar o desempenho das atividades no setor e oferecidas sugestões de melhorias para o sistema, relacionadas às dificuldades apresentadas pelos participantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectTeoria da Atividadept_BR
dc.subjectProcesso digitalpt_BR
dc.subjectSipacpt_BR
dc.subjectPOPpt_BR
dc.titleGestão digital de processos no Sipac : proposição de melhoria para a atividade dos servidores da seção de funções de confiança da PROGEPE/UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3265887611284724pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2183987604151979pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxPracticality in using an information system is essential for the effective and efficient performance of activities in an organization. Furthermore, to ensure a balance between user comfort and productivity, decisions about information and technology management must be aligned with the well-being of professionals. From this perspective, this research aimed to analyze the procedural activity carried out by PROGEPE/UFPE servers in the SIPAC interface, based on Activity Theory and usability, in order to propose a Standard Operating Procedure and improvements to the interface. The data were collected through exploratory and descriptive research, with a qualitative-quantitative approach, carried out in three stages: 1) literature survey; 2) semi-structured interview with the population of five PROGEPE employees - Trust Functions Section - to understand the activities carried out in the unit and the role of SIPAC, based on the Activity Theory; 3) carrying out usability testing. The data was systematized and analyzed, revealing some barriers to usability related to the process flow and dealing with digital documents in the system. The main challenges identified were the absence of a manual for standardizing activities in the sector, difficulties in accessing and consulting documents in SIPAC, lack of integration with other systems, lack of standardization of paths in the interface and low practicality in including documents in processes in the system. As a final product, a Standard Operating Procedure was generated to assist in the performance of activities in the sector and suggestions for improvements to the system were offered, related to the difficulties presented by the participants.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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